MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Produtores protestam em frente ao prédio da Funai em Campo Grande


Cerca de 100 pessoas participam da manifestação, diz Polícia Militar.
Fazendeiros do sul do estado pedem cumprimento de ordens judiciais.

Fabiano Arruda Do G1 MS

Produtores protestam em frente ao prédio da Funai em Campo Grande (Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)Produtores impedem passagem de carros em frente à Funai (Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)
Cerca de 100 produtores rurais de Mato Grosso do Sul protestaram em frente à sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), na manhã desta terça-feira (19), em Campo Grande. Os manifestantes ficaram concentrados na rua Maracaju, entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino. Com faixas, apitos e um carro de som, eles impediam a passagem de carros no local, mas logo liberavam o trânsito. A Polícia Militar (PM) e a Polícia Federal (PF) estiveram no local.

O produtor João Aurélio Damião, 53 anos, informou ao G1 que o objetivo do protesto é alertar a população em relação às invasões das fazendas e pedir o cumprimento das ordens judiciais. “Temos mandados de reintegração de posse que já foram expedidos, mais ainda não foram cumpridos. As fazendas têm que ser desocupadas”, disse.
Damião faz parte da comissão de defesa à propriedade rural, criada por produtores de Caarapó, localizada a 273 km da capital sul-mato-grossense. Ainda segundo o manifestante, os fazendeiros que fazem parte do ato são de municípios da região sul do estado.

Os fazendeiros alegam que o protesto é realizado em frente à Funai porque o órgão é o responsável pela “instabilidade no campo”. “Moro em Caarapó há 30 anos, nunca tivemos problema com os índios”, afirmou Damião.

Ao G1, a assessoria da Funai de Campo Grande afirmou que o órgão não motiva ocupações de terras e nem gera instabilidade no campo. A assessoria enfatizou ainda que estudos antropológicos é que garantem o direito dos índios às terras.
Produtores protestam em frente ao prédio da Funai em Campo Grande (Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)Manifestantes entram no prédio da Funai em
Campo Grande (Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)
Um grupo de produtores entrou no prédio da Funai. Policiais militares acompanharam o ato no interior da sede da fundação. O clima ficou tenso. “Queremos conversar com alguém da Funai, mas ninguém sai para falar com a gente. Eles não querem diálogo com o produtor. O governo federal também não quer conversa com o produtor”, afirmou Marcos Mariano Rigoti, de 50 anos, que mora em Laguna Carapã, a 275 km de Campo Grande.
O delegado da PF Mateus Rodrigues chegou ao local acompanhado por um policial à paisana, por volta das 11h (de MS). “Não percam a razão. Eu ouvi relatos de xingamentos e xingar alguém é crime. Vou pedir para não haver xingamentos”, declarou Rodrigues. Além disso, o delegado disse aos produtores rurais que ficar dentro do prédio só atrapalharia a Funai.
Produtores protestam em frente ao prédio da Funai em Campo Grande (Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)Produtor conversa com policial militar durante protesto na Funai (Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário