MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 17 de novembro de 2013

No domingo, Acre comemora 110 anos no território brasileiro


Tratado de Petrópolis foi assinado em 17 de novembro de 1903.
Brasil pagou R$ 2 milhões de libras esterlinas para incorporar Acre.

Do G1 AC

tratado de petropólis  (Foto: Reprodução/TV Acre)Acre passou a ser território brasileiro (Foto: Reprodução/TV Acre)
Firmado em 17 de novembro de 1903,o Tratado de Petrópolis comemora, neste domingo (17) 110 anos de sua assinatura. Com o acordo firmado, o Acre passou a fazer parte do território brasileiro. A data é histórica para o estado, mas será que os acreanos sabem o motivo dessa comemoração?
A autônoma Oliziária de Souza, ao ser questionada sobre a data é direta. "Domingo? Não sei não". E ela não está sozinha, Temyllis Silva também não sabe o que o Acre comemora no dia 17 de novembro. "Não faço a menor ideia", diz.
Porém a chefe de gabinete, Izabel Barros, prontamente respondeu qual era o marco histórico. " O Tratado de Petrópolis, um acordo que incorporou o Acre ao território brasileiro", explica. E é isso mesmo, o tratado tornou o Acre brasileiro, uma conquista que foi alcançado pelo povo com muita luta e sacrifício, segundo o historiador Gerson Albuquerque.
"O 17 de novembro não é apenas um marco que define o fim de um conflito com a Bolívia pela questão do Acre, mas é um início da de uma narrativa da história da nação,também nessa parte da Amazônia, que até então a gente tinha uma nação se constituindo com base em narrativas regionais que vão compondo a narrativa única nacional", diz.
Albuquerque ressalta ainda que,após o conflito, o Acre passou a fazer parte da narrativa nacional. O Brasil pagou à Bolívia a quantia de R$ 2 milhões de libras esterlinas, além de ceder algumas terras do Amazonas para o país. " A partir do tratado nós temos então o Acre, como também parte dessa narrativa nacional. Naturalmente, todo o conflito que levou e que produziu a própria gênesis do tratado é um conflito armado, um conflito bélico", ressalta o historiador.
Não era apenas a questão territorial o motivo da disputa entre Bolívia e Brasil. Mas a região também continha uma das matérias primas mais cobiçadas e valorizadas economicamente em todo o mundo: o látex."Não era meramente a questão do território, mas uma questão econômica do próprio papel que a borracha exercia naquele contexto", explica.
O guia Clênio Furtado acredita que a confusão nas datas está atrelada ao fato da proximidade da data do feriado da Proclamação da República. "Muitos acabam confundindo o feriado do dia 17 com o do dia 15 de novembro. Está muito próximo e as pessoas acham que é a mesma coisa, mas não é. Muitas não têm a noção exata porque é feriado no Acre no dia 17, as pessoas não sabem", destaca.
Colaborou Júnia Vasconcelos, da TV Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário