MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 17 de novembro de 2013

Projeto ensina crianças de Maceió a reciclar e cuidar do meio ambiente


Atividade propõe a reutilização de materiais que seriam jogados no lixo.
Latas, caixas de papelão, e até mesmo palitos de picolé são transformados.

Do G1 AL

Quase tudo que é produzido pela população é lixo. Parte desse material, que é descartado diariamente, pode ser reaproveitado. Pensando nisso, uma instituição de ensino de Maceió criou o Projeto Valores e Cidadania se Pratica Todo Dia, para ajudar crianças a desenvolver questões ambientais através da reciclagem.
Bonecos foram criados a partir de garrafas e tampinhas de garrafa pet (Foto: Jonathan Lins/G1)Bonecos foram criados a partir de garrafas e tampinhas de garrafa pet (Foto: Jonathan Lins/G1)
As crianças do Colégio Arquidiocesano de Maceió Monsenhor Batista levam de casa materiais que normalmente seriam descartados e, através das aulas, criam jogos de quebra cabeça, encaixe e tabuadas que acabam reforçando conteúdos dados em sala de aula. Latas, caixas de papelão, garrafas pet e até mesmo palitos de picolé são usados para a confecção de brinquedos.
“Nós trabalhamos as questões socioambientais com eles e isso é posto em prática no projeto, sempre enfatizando quantos brinquedos podem ser criados com o 'lixo' que seria jogado fora”, explicou a educadora infantil Jeane Soares de Morais.
Brinquedos ajudam a ensinar o nome das cores (Foto: Jonathan Lins/G1)Brinquedos ajudam a ensinar o nome das cores (Foto: Jonathan Lins/G1)
Anna Carolina Gomes, 11, além de aprender a reciclar na sala de aula, levou o conhecimento que adquiriu para casa. “Sempre gostei da experiência de criar coisas. Aqui eu vi que isso pode ser feito também para ajudar o meio ambiente. Em casa, minha mãe sempre me ajuda. Nós separamos os materiais que eu vou usar e ela acaba fazendo alguns trabalhos comigo”, explicou.
Material é usado nas aulas
Na sala do projeto, as palavras “Brincando de Reciclar” estampam a lousa. O material confeccionado é usado como reforço em aulas de diversas disciplinas, como matemática, português e ciências. A educadora explica que, após aulas sobre o corpo humano, as crianças criaram bonecos com papelão e aprenderam sobre articulações.
Crianças criam animais com garrafas pet e aprendem a preservar o meio ambiente (Foto: Jonathan Lins/G1)Crianças criam animais com garrafas pet e aprendem a preservar o meio ambiente (Foto: Jonathan Lins/G1)
O mesmo acontece em aulas sobre animais. “Aprendemos que o lixo pode acabar prejudicando o ecossistema deles, e isso acaba dificultando a vida não só dos animais, mas de todo mundo. Depois de ouvir a aula da professora, fazemos os brinquedos e entendemos melhor o que ela explicou”, contou a estudante do 4º ano, Isadora Isídio.
Os brinquedos foram produzidos por crianças do ensino fundamental (Foto: Jonathan Lins/G1)Os brinquedos foram produzidos por crianças do ensino fundamental (Foto: Jonathan Lins/G1)
Jeane destaca que hoje em dia as crianças estão muito limitadas aos aparelhos digitais. “Esse tipo de atividade, além de despertar a imaginação, acaba ensinando as vantagens de se reaproveitar esses materiais, e, com isso, as crianças cuidam mais do meio ambiente”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário