MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Idosa vira hóspede em hospital por falta de documentos; filha é localizada


Senhora de 76 anos teve alta há 5 meses de unidade de saúde em Brasília.
Família foi localizada na cidade de Santa Maria da Vitória, na Bahia.

Do G1 BA

Uma idosa baiana que teve alta há cinco meses de um hospital em Brasília está hospedada na unidade de saúde porque perdeu todos os documentos e não pode ser liberada. De acordo com Dona Etelvina, ela e toda a família são da cidade Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia. Ela perdeu o contato com a família depois de mudar de estado.
A assistência social do hospital de Sobradinho, no Distrito Federal, conseguiu identificar a filha de dona Etelvina, que mora em Santa Maria da Vitória. Deuzuíte de Paulo Divino foi criada por um promotor do município e, junto com a família, está providenciando a documentação para que a dona Etelvina, a mãe biológica dela, volte para casa.
Caso
Etelvina Rosa de Jesus é o nome da senhora de 76 anos que foi socorrida na rua e levada para o hospital de Sobradinho por bombeiros, após levar uma queda. Ela conta que foi para Brasília ainda na construção para trabalhar nas cantinas dos canteiros de obras e que a casa onde morava foi roubada. Ela ainda conta que perdeu contato com a família e que agora sonha com novos documentos. “É, com documentos da gente a gente vai em tudo quanto é canto né? Porque a gente é direito né, mas roubaram meus documentos”, lamenta dona Etelvina.
Por causa da falta de documentos, o hospital não pode liberá-la e ela já recebeu alta há cinco meses. Dona Etelvina já se recuperou de uma cirurgia na bacia, mas continua dormindo em um leito do centro cirúrgico. “Toda pessoa que permanece no ambiente insalubre tem riscos aumentados. Ela é uma paciente idosa, então isso tem um risco maior ainda”, disse Edval Job, diretor do Hospital Regional de Sobradinho.

De paciente, dona Etelvina acabou virando hóspede do hospital, que tentou encontrar parentes, documentos e até pediu ajuda da Polícia Civil do Distrito Federal que colheu as digitais dela para tentar encontrar algum registro nacional. Na quinta-feira (21), a assistência social do hospital localizou a filha de Dona Etelvina.
Antes de encontrar a filha da idosa, o serviço social do hospital tentou providenciar um registro para a paciente. Depois da identificação, Dona Etelvina seria encaminhada para um lar de idosos. “Ela vai ter contato com outros idosos e ela pode até ter uma qualidade de vida melhor”, disse a assistente social Valéria Pinto. Porém, Dona Etelvina deseja reencontrar os filhos em Santa Maria da Vitória. “Ah, quem dera. Eu queria. Não é uma bênção?”, disse. A senhora ainda contou que sabe o caminho de volta pra casa. “na bahia? sei...é só pegar o carro e óooo...ave maria...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário