MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Comida de restaurante da Ufac é despejada em esgoto, denuncia aluno


'Um absurdo esse desperdício', diz estudante.
Ufac diz que servidor descartou a carne de maneira errada.

Tácita Muniz Do G1 AC

comida Ufac (Foto: Felipe Zanon/ Arquivo pessoal)A comida foi flagrada em um esgoto da Ufac
(Foto: Felipe Zanon/ Arquivo pessoal)
O estudante de medicina veterinária, Felipe Zanon, se surpreendeu no início da tarde desta segunda-feira (18) quando seguia para aula e se deparou com uma quantidade grande de comida despejada em um dos esgotos da Universidade Federal do Acre (Ufac). De acordo com o acadêmico, a comida desperdiçada era do Restaurante Universitário (RU), onde tinha acabado de almoçar minutos antes.
"O que mais chamou a atenção é que a carne é um alimento caríssimo, que poderia estar sendo usado para qualquer coisa, menos para estar no esgoto. O Brasil já sofre tanto com a fome e eu acho um absurdo esse desperdício, ainda mais sendo na Ufac", desabafa.
A foto foi tirada em um dos corredores que liga o RU ao Centro de Convivência da universidade. O estudante disse que estava indo para a sala de aula quando a cena chamou sua atenção. "A comida é do RU, o esgoto é o da lanchonete. E também era a comida que eu tinha acabado de comer no meu almoço", relata.
O pró-reitor de assuntos estudantis da Ufac, Cleilton França, admitiu que a carne foi descartada erroneamente por um servidor que não sabia o procedimento correto. "Um servidor que não sabia o processo de descarte jogou a sobra da carne, porque ela não serve para compostagem. Nós temos um projeto com os alunos de agronomia que o  arroz, feijão e macarrão são destinados à prefeitura do campus, mas a carne não serve para a compostagem e o servidor jogou as sobras no esgoto porque não sabia o destino certo", explica.
De acordo com França, o correto é que as sobras sejam destinadas à coleta como lixo orgânico. Ele salienta que as medidas já foram tomadas e as orientações reforçadas aos funcionários do restaurante. O pró- reitor também destacou que vai iniciar uma campanha de conscientização de desperdício.
"Sobra muita coisa nas bandejas, vamos fazer uma parceria com o curso de nutrição e vamos começar uma campanha para controlar esse desperdício", compromete-se.
comida Ufac (Foto: Felipe Zanon/ Arquivo pessoal )Destino correto da carne é para a coleta de lixo orgânico (Foto: Felipe Zanon/ Arquivo pessoal )

Nenhum comentário:

Postar um comentário