MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Venda de vagas em filas de Posto de Saúde de Maceió provoca confusão


Secretaria Municipal de Saúde adotou medidas para evitar comércio ilegal.
Funcionário de posto no Jacintinho diz que foi ameaçado por 'vendedores'.

Do G1 AL

Posto ficou lotado na manhã desta quinta-feira (15). (Foto: Derek Gustavo/G1)Posto ficou lotado na manhã desta
quinta-feira (15). (Foto: Derek Gustavo/G1)
Dezenas de pessoas se revoltaram com a longa fila para atendimento no posto João Paulo II, localizado no bairro do Jacintinho, em Maceió. Elas dizem que desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (15) esperam para conseguir para marcar consultas.
Segundo uma moradora que procurou atendimento nesta manhã, Maria Glória Mendes, muitas pessoas ocupam as filas para vender as vagas. “Tem gente que chega de madrugada e depois a vende para quem chega mais tarde. Além disso, tem aqueles que colocam pedra na fila, vão para casa e depois voltam dizendo que o lugar estava marcado com a pedra”, diz.
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) conhece o problema e diz que a unidade de saúde adotou novas medidas de atendimento e por isso houve confusão entre os usuários. A partir de hoje, os pacientes vão precisar marcar as consultas apresentando a carteira de identidade e o cartão do SUS para, em seguida, passar por uma triagem.
A medida, segundo a SMS, vai evitar que as vagas sejam comercializadas porque o usuário vai ter que comprovar através dos documentos que é ele mesmo que esperou na fila e precisa marcar consulta.
De acordo com o assessor técnico do posto, André Tomas, a medida foi tomada por uma questão de organização e também de justiça com outros usuários que queriam marcar atendimento.
“Eles só vão poder marcar consultas com a apresentação dos documentos pessoais. Para idosos e pessoas que estiverem acompanhandas de crianças, o atendimento vai ser realizado apenas nas sextas-feiras para eveitar que aguardem na fila nos outros dias da semana”.
Ainda segundo Tomas, vários usuários já foram ameaçados por aqueles que marcam as vagas. “Quem vende lugar na fila intimida as outras pessoas. Dizem que só naquela vaga tem 20 pessoas. Quando detectamos a situação, eles ameaçam não só os usuários como também quem trabalha no posto. Nem se incomodam com a presença do segurança. Mas esperamos que com a mudança, o atendimento melhore”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário