MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Casal de idosos controla hipertensão com dança de salão no Amapá


José e Gilda Picanço dizem que são mais felizes com a dança.
Projeto escolar oferece aulas de dança a pessoas da comunidade.

Graziela Miranda Do G1 AP

Casal José Picanço e Gilda Picanço durante aula de dança de salão (Foto: Graziela Miranda/G1)Casal José e Gilda Picanço durante aula de dança de salão (Foto: Graziela Miranda/G1)
Hipertensos, José e Gilda Picanço, de 62 e 57 anos, respectivamente, estão com a pressão na medida há 2 anos, segundo afirmam. Eles atribuem a melhora na qualidade de vida às aulas de dança que praticam juntos na Escola Estadual Coaracy Nunes, no centro de Macapá.
"Eu e minha mulher estamos com o nosso problema controlado. Além disso, nos sentimos mais felizes", revelou José.
O casal faz parte do projeto 'Dança de Salão' na escola, que, desde quarta-feira (14), está oferecendo aos alunos um workshop, ministrado pelo professor de dança de Belém (PA), Rogério Fernandes.
O curso, segundo Fernandes, tem o objetivo de promover um intercâmbio de conhecimentos entre Pará e Amapá. O workshop faz parte do projeto de dança da Escola Coaracy Nunes, que oferece a alunos de todas as idades a oportunidade de melhoria da saúde e condicionamento físico, além do aprendizado da dança.
O projeto foi criado em 2011, e atende a aproximadamente 30 pessoas, entre professores da própria escola e moradores da comunidade. Destes, é cobrado um valor simbólico mensal a título de contribuição para a manutenção do curso.
Aula de dança de salão na escola estadual Coaracy Nunes, em Macapá (Foto: Graziela Miranda/G1)Aula de dança de salão na Escola Estadual Coaracy Nunes, em Macapá (Foto: Graziela Miranda/G1)
Fernandes reforça que os benefícios oferecidos pela dança vão desde a ampliação do círculo de amizades entre os alunos, até a melhoria do condicionamento físico. "E, aos casais, a criação de mais cumplicidade e de melhoria no relacionamento deles", frisou.

A dança de salão na Escola Coaracy Nunes é uma extensão do projeto 'Balé na Escola', desenvolvido há quase 20 anos na mesma instituição, que atende atualmente a 60 crianças da comunidade.
"O balé na escola é, hoje, uma referência no estado e na região norte. Nós trabalhamos em conjunto e temos muito orgulho de ensinar uma arte a essas pessoas", conclui o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário