MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Surdo mudo supera deficiências e se forma em administração em Palmas


Jovem nasceu com deficiências, mas não desistiu do sonho de estudar.
Aulas foram assistidas com o auxílio de um professor de Libras.

Do G1 TO

Renato Leão recebe o diploma em faculdade de Palmas (TO), após cursar administração através de Libras (Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)Renato Leão recebe o diploma em faculdade de
Palmas (TO), após cursar administração através
de Libras (Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)
O recém-formado em administração Renato Jefferson Leão tem uma história que é exemplo de superação. O jovem, que mora em Pamas, nasceu surdo mudo, mas quis estudar e com a ajuda de um intérprete conseguiu ingressar na faculdade e se formar.
Enquanto os professores do curso explicavam as matérias para os demais alunos, o professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Jacob Augusto, traduzia tudo o que era dito na sala para Leão. "Desde a piadinha do professor ou do aluno atrás, toda informação que ele me solicita, independente de qual seja, na sala de aula eu falo", explica o professor.
Leão tem surdez bilateral profunda e desde que nasceu não houve nada. O rapaz escolheu o curso de administração para trabalhar no comércio do pai. "Eu vi que aprendi várias coisas que poderão ajudar meu pai neste trabalho", diz o jovem através do seu professor intérprete.
Para o rapaz, uma das dificuldades encontradas no início do curso foi ler os textos em português. Ele explica que tem dificuldades para entender o idioma e por isso teve que se esforçar.
Durante a colação de grau, a mãe dele Evânia Leão falou sobre o esforço e a trajetória do filho. "Renato sempre foi muito lutador. Para estar aqui hoje ele passou por muitas dificuldades. Não só pelo problema auditivo, mas também pela própria aceitação dele como deficiente auditivo, mas ele venceu todas as barreiras."
Enquanto o professor explica a matéria para todos os alunos, Jacob Augusto traduz as informações para Leão (Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)Enquanto o professor explica a matéria para todos
os alunos, Jacob Augusto traduz as informações
em Libras (Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)
O professor e intérprete também estava presente na colação de grau e diz que se orgulha do aluno. Ele traduziu a cerimônia e até o Hino Nacional para Leão. Na platéia, diversos amigos exibiam placas comemorativas em Libras.
Para outros deficientes, o novo administrador deixou um recado: "O conselho que eu tenho que dar para eles é que cadeirantes, cegos… eles precisam se unir. Eles precisam sempre estar colocando na mente deles que eles não são inferiores em relação a outras pessoas que se dizem normais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário