MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Trabalhadores rurais e servidores do Incra realizam protesto


Os servidores do órgão cobram reestruturação da carreira.
Os trabalhadores querem a desapropriação de uma fazenda.

Do G1 TO

Servidores do Incra paralisam atividades (Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)Servidores do Incra paralisam atividades (
Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)
Desde o início desta semana, trabalhadores rurais estão acampados em frente ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Palmas. Eles querem a desapropriação de uma fazenda, que fica na região central do estado. Enquanto isso, dentro do órgão, acontece outro protesto, alguns servidores do órgão paralisaram as atividades.

Os peritos federais agrários seguem uma orientação nacional e só voltam a trabalhar na próxima segunda-feira (12). O protesto de três dias exige do governo federal a reestruturação da carreira. "Questão de composição, de gratificação, de vencimento básico e o alinhamento com relação a outras carreiras do estado, que se assemelham a nossa, diz o perito federal agrário Alexandre da Silva.

Em todo o país, 1300 profissionais estão paralisados. No Tocantins, 28 participam do manifesto. "Estão paralisados os trabalhos de campo, que incluem a fiscalização de imóveis rurais, que seriam destinados à Reforma agrária ou para regularização fundiária, afirma a engenheira agrônoma Luciene Martins.
  •  
Produtores rurais acampam em frente ao Incra (Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)Produtores rurais acampam em frente ao Incra
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)
Em frente ao Incra, dezenas de trabalhadores permanecem acampados. Eles cobram a desapropriação de uma fazenda, que fica na divisa dos municípios de Palmas e Aparecida do Rio Negro. Para os acampados, o órgão informou que a desapropriação desta área não seria possível porque 60% das terras são formadas por grotas e pedras. "Nós mostramos que somos capazes mesmo com rochas, pedras, grotas, nós produzimos, estamos colhendo. Nós não concordamos com a justificativa do Incra", diz o integrante do movimento Leonardo da Rocha.
O Incra estaria verificando a viabilização de outro local. "Vamos ficar aqui até eles falarem aonde fica esta área", fala Janderson Diego Lima, que participa do movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário