MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de agosto de 2013

SERÁ QUE AS CRECHES PROMETIDAS POR DILMA NA CAMPANHA POLITICA FORAM LEVADAS PARA CUBA?

Crianças cuidam de irmãos menores por falta de vagas em creches em GO

Garoto de 10 anos é responsável pela irmã de 1 ano : 'Não posso brincar'.
Lista de espera para vaga em Cmeis de Goiânia tem 5 mil pessoas.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Pedro da Silva Santos tem apenas dez anos, mas já assume uma responsabilidade de adulto. Ele cuida da irmã mais nova, de 1 ano, porque a mãe, a operadora de caixa Cristina da Silva Santos, não encontra vaga em uma creche pública. "Quando arrumar uma creche para ela [a irmã], vou poder brincar", diz o menino.
A mãe de Pedro é uma das 5 mil pessoas que esperam por vaga em uma dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), em Goiânia. A família mora no Setor Faiçalville, região oeste da capital. Pedro é responsável pela alimentação da irmã e por todos os outros cuidados que ela necessita. "Também faço mamadeira e tento fazê-la dormir, mas ela é complicada e demora muito", conta. O garoto confesso que gostaria de jogar bola quando chega da escola, mas que por conta da situação, precisa ficar com o bebê.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), toda criança com até seis anos tem direito a creche. O conselheiro tutelar Osmar Borges informa que já advertiu algumas mães que deixam os filhos sozinhos em casa por negligência. Mas ele explica que compreende a situação e diz que vai tentar buscar uma solução para o problema.
“Vou pedir à Secretaria de Educação que atenda essas mães. Caso contrário, vamos representar diretamente na Justiça por descumprimento da lei federal 8.069, no artigo 54, que fala que é direito das crianças ter creche”, afirma.
Pedro, de dez anos, cuida da irmã, de um, porque família não encontra vaga em Cmei, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução / TV Anhanguera)Pedro cuida da irmã menor: responsabilidade de adulto (Foto: Reprodução / TV Anhanguera)
A mãe de Pedro admite que sabe do perigo em deixar os filhos sozinhos. Contudo, cobra da prefeitura o atendimento que a filha precisa e tem direito por lei.
"O mais revoltante é saber que tem gente conseguindo vaga porque conhece gente dentro da Secretaria [Municipal] de Educação. Não conheço ninguém lá dentro. então minha filha não vai ter vaga na creche?", questiona. "Não é justo. trabalho o dia inteiro e cuido dos meus filhos sozinha. Não sei mais a quem recorrer", desabafa.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação (SME) informou ao G1 que o Ministério Público acompanha periodicamente a fila de espera e que há prioridade somente em casos determinados pela Justiça.
Crianças cuidam de irmãos menores por falta de vagas em creches em GO 2  (Foto: Reprodução / TV Anhanguera)Cmei em construção em Goiânia (Foto:
Reprodução/TV Anhanguera)
Outro caso
No Jardim Caravelas, na região sudoeste da capital, a família da costureira Erica Regina convive com o mesmo problema. Com a renda de R$ 800 por mês, ela não consegue pagar uma creche para as filhas. Por isso, no período de férias, as meninas de oito e nove anos é que cuidam das irmãs menores, de dois e quatro.
Antes de sair de casa, a mãe prepara um lanche e coloca em cima da mesa. Porém, na hora do almoço, são as meninas que têm de mexer no fogão. “Fico preocupada. Comprei celular para elas e ligo toda hora. Trabalho longe e não sei se pode acontecer alguma coisa. Para mim, é difícil", diz Erica.
De acordo com a diretora de administração escolar da Secretaria Municipal de Saúde, Clarismene Paula Domingos, até o final do mandato da atual prefeitura, em 2016, a previsão é de que pelo menos 81 Cmeis devem ser construídos na capital.
Segundo ela, cinco unidades já deveriam estar prontas, mas as obras atrasaram porque a empresa vencedora da licitação, em 2010, não concluiu as obras, pois decretou falência, abandonando o trabalho. Os centros agora devem ficar prontos no final do mês de setembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário