MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Segundo caso de doença de mormo é registrado, em Rondônia


Primeiro caso no estado foi constatado em junho, em Cujubim.
Foram 10 notificações junto ao órgão desde a primeira confirmação.

Do G1 RO

Doença de mormo causou cancelamento de cavalgada, em Cacoal (Foto: Paula Casagrande/G1)Doença de mormo ataca sistema
respiratório do animal (Foto: Paula Casagrande/G1)
O segundo caso de mormo em Rondônia foi confirmado nesta semana no distrito de Boa Vista do Pacarana, em Espigão D'Oeste (RO). O caso foi notificado à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) pelo proprietário do animal e a confirmação veio por meio de exame laboratorial. De acordo com o órgão, após o registro do primeiro caso, em junho desde ano no município de Cujubim, as notificações aumentaram consideravelmente. Foram 10 desde a primeira confirmação.
Segundo a Idaron isso aumentou a sensibilidade dos produtores rurais quanto aos sintomas clínicos do mormo apresentados pelos animais, como corrimento e úlceras na mucosa nasal, e edema de prepúcio. “Há vários casos que estão sendo notificados e investigados. Após realização dos exames de rotina, várias suspeitas já foram descartadas”, afirma o Gerente de Defesa Animal da Idaron, Fabiano Alexandre dos Santos.
O Mormo é uma doença infecciosa que ataca o sistema respiratório do equino. O médico veterinário da Idaron Dalmo Bastos Sant’Anna explica que o contágio entre os animais ocorre pelo contato direto com o animal doente ou pela ingestão de água e alimentos contaminados pela bactéria.
Com as confirmações, a Idaron  tem realizado um rastreamento para descobrir como a doença chegou aos animais. Exames em equídeos nas propriedades onde os casos foram identificados, bem como em propriedades vizinhas, também são realizados. Para o transporte do animal, é exigido o negativo para a doença para a emissão da Guia de Trânsito de Animais (GTA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário