MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de agosto de 2013

Produtores de SC usam sistema alternativo para aquecer a água


Método aproveita o calor do fogão a lenha para deixar a água quentinha.
Invenções levam um pouco de conforto para os moradores da zona rural.

Do Globo Rural

Duas invenções de um catarinense levam um pouco mais de conforto para os moradores do campo, especialmente nas regiões mais frias. Ele criou dois jeitos de aquecer água sem usar energia elétrica: um aproveita o calor do fogão à lenha e o segundo é feito com garrafas pet.
Aquecimento de água através da serpentina instalada no fogão a lenha é bem conhecido no meio  rural. A agricultora Lucy Giroto acorda cedo e bota água pro café no fogão a lenha. Uma cena comum, a diferença esta na chaminé do fogão a lenha, que tem uma parte mais grossa, com dois canos adaptados. É que o fogão funciona como um aquecedor de água e aproveita o calor que sairia pela chaminé e seria desperdiçado.
O sistema, batizado de "trocador de calor", é bem simples. O criador do equipamento é o eletricista aposentado José Alcindo Alano. O trocador de calor é capaz de atender uma família de quatro pessoas e armazena até 200 litros de água.
A água aquecida abastece o chuveiro e a torneira da cozinha. A água começa um pouco fria por causa do cano, mas logo já vem uma água bem morninha. Lucy Giroto, que pensou em instalar uma torneira elétrica, poderá lavar a louça com água quente e sem gastar. “Todas as visitas que vieram acharam um espetáculo”, diz a agricultora.
Desde que a chaminé foi instalada, a conta de luz da família caiu quase pela metade. Pelo "trocador de calor", Lucy e seu marido, Orilto, vão pagar cinco parcelas de R$ 70 em cinco anos. O equipamento chegou até a casa dos agricultores por meio de um programa social da secretaria de agricultura do estado e da empresa de energia de Santa Catarina, a Celesc. Deve beneficiar, até o fim do ano, 200 famílias.
“Quando tem a instalação deste sistema, ela trabalha sobretudo com eficiência energética, é economia de energia”, afirma Vivane Blayer Remor, da Celesc.
A seleção dos agricultores é feita pela Epagri, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural. Produtor de leite do município de Frei Rogério, também em Santa Catarina,  Celso Maciel de Oliveira, não tem o "trocador de calor" em casa, mas usa outra invenção do catarinense Alano para tocar a propriedade: um sistema de aquecimento de água por energia solar.
A coleta de energia é todo feita com materiais alternativos. Tubos de PVC, garrafas pet e caixinhas de leite. A água fria que sai da caixa d'água desce por um cano para o coletor e circula pelos tubos de PVC. As caixinhas de leite, pintadas de preto, aquecem com o sol e as garrafas PET retém o calor. Assim a água fica quentinha e segue de volta pra caixa d'água.
“A água dentro de reservatório, tanto num boiler como numa caixa d’água, sofre uma divisão normal pela diferença de densidade. Então toda a água quente vai pra cima e começa a aquecer de cima pra baixo”, explica Alano.
A temperatura na caixa chega não ultrapassa 55ºC, para que o sistema de PVC aguente. “É preciso manter o chuveiro elétrico, porque quando não tem sol, não tem água quente”, diz Alano.
Celso Maciel de Oliveira montou o equipamento sozinho, pagou por volta de R$ 400 pelo material. Por enquanto, usa a água aquecida para limpar os equipamentos de ordenha, mas ainda precisa fervê-la para atingir a temperatura de 75ºC.
O aquecedor já é utilizado em vários municípios do Brasil e principalmente em Santa Catarina e no Paraná. Em Florianópolis, está instalado em creches públicas e casas de bairros da periferia da cidade. Alano registrou a patente do aquecedor, mas permite o uso da ideia com algumas restrições. “O uso político partidário e a produção dele em escala comercial, por empresa ou coisa parecida. Mas é totalmente livre para todas as pessoas, associações de moradores, cooperativas de baixa renda”, diz Alano.
José Alano, aposentado, virou um Professor Pardal, disposto dividir seu conhecimento para melhorar a vida de gente que nem conhece.
A cartilha feita para montar o aquecedor com garrafas PET pode ser obtida gratuitamente e não tem despesas com correio. O endereço para pedir uma é:
Celesc
Caixa Postal - 480
Florianópolis/SC
Cep - 88034-900

Nenhum comentário:

Postar um comentário