MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Prédio da antiga RFFSA de São Luís será restaurado



Estrutura inaugurada em 1927 vai abrigar um complexo cultural e turístico.
Locomotiva Benedito Leite também será recuperada.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Um dos prédios mais bonitos do Centro Histórico de São Luís vai ser revitalizado e transformado em um complexo cultural e turístico. Por décadas ele abrigou a estação da Rede Ferroviária Federal (RSSFA), na Avenida Beira-Mar, e hoje está ocupado por órgãos da Secretaria de Segurança Pública estadual.
O trem que inspirou o compositor maranhense João do vale transportou passageiros entre São Luís e Teresina, mas parou suas atividades na década de 1980. A primeira locomotiva a vapor completou 100 anos e até hoje ainda é possível ver o que restou da composição. Está na Beira mar, mas de tanta exposição ao sol, salitre e chuva, sua estrutura tem sido corrida pela ferrugem. Importada da Alemanha, a locomotiva recebeu o nome de Benedito Leite, então governador do Estado e idealizador do projeto sobre a Estação João Pessoa.
No prédio da RFFSA, extinta em 2007, alguns funcionários ainda não remanejados para outros órgãos federais, ainda trabalham no inventário do patrimônio da instituição. “Hoje estamos aqui com a guarda de todo o acervo do patrimônio técnico, contábil-financeiro e administrativo”, explicou Fernando Albuquerque, chefe da unidade regional da RFFSA. Com a desativação completa do órgão, o uso da ferrovia foi arrendado para uma empresa privada explorar os trilhos para o transporte de cargas.
A Estação João Pessoa foi inaugurada em 1929 e nos últimos anos abrigou vários órgãos ligados à Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), entre eles várias delegacias. Porém, o prédio vem sendo desocupado pelo Estado, e várias delegacias já foram transferidas. Hoje, apenas o plantão central, o Departamento de Narcóticos (Denarc) e a Delegacia do idoso funcionam nos prédios anexos.
Revitalização
Toda a estrutura vai ser revitalizada para voltar às suas características originais e transformada em um complexo cultural. A obra deve custar R$ 5,5 mi e segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o trabalho deve começar após o lançamento do PAC Ciades Históricas, previsto ainda para este ano. O objetivo é garantir a preservação do patrimônio cultural da cidade.
“A partir do momento em que a presidente Dilma [Rousseff] sancionar os recursos do PAC Cidades Históricas, o trabalho imediatamente iniciará. Nós estamos com a perspectiva de ela possa anunciar isso o mais breve possível e a gente trabalhar com a implantação do projeto com a gente colocando a licitação do projeto ainda em setembro, licitando a obra no início de 2014. Essa é uma obra que deve durar um ano ou um ano e meio e que a gente possa, ao final de 2015, devolver o prédio para a cidade, com a estação completamente restaurada”, explicou a superintendente do IPHAN-MA, Kátia Bogéa.
Pelo projeto inicial, a estrutura que hoje abriga o arquivo da RFFSA deve se demolido e a locomotiva transportada para um local que ofereça uma proteção melhor. O prédio principal passará a abrigar restaurante panorâmico, galerias de arte, cafés, lojas e terá iluminação artística.

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