MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de agosto de 2013

Por revalidação de diploma, grupo acampa na Universidade de Brasília


Objetivo é garantir vaga para revalidar diplomas obtidos em outros países.
UnB oferece 6 vagas por curso para doutorado e mestrado por semestre.

Isabella Formiga Do G1 DF

Grupo está acampado próximo à reitoria da UnB para conseguir vaga para ter diploma revalidado (Foto: Isabella Formiga/G1 DF)Grupo está acampado próximo à reitoria da UnB para conseguir vaga para ter diploma revalidado (Foto: Isabella Formiga/G1 DF)
Um grupo de 11 brasileiros está há cerca de dez dias acampado em frente à reitoria da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo é conseguir uma das seis vagas de revalidação dos diplomas de mestrado ou doutorado obtidos no exterior na área de educação. As inscrições serão abertas no dia 26, mas os primeiros candidatos montaram suas barracas no dia 12.
A UnB informou que oferece semestralmente seis vagas para convalidação de diplomas de mestrado e seis para doutorado por curso. A taxa é de R$ 700 para mestrado e R$ 1,2 mil para doutorado. Os cursos mais procurados são na área de educação, administração e direito.
"A UnB é uma das poucas no Brasil que aceitam a documentação", disse Jácio Pereira, de 50 anos, que veio de Goiás. "É a única [universidade] que temos a garantia de ser séria e justa e por isso vale a pena esperar."
Os candidatos organizaram entre si uma lista de senhas para garantir que a ordem de chegada seja respeitada. Durante o dia, eles passam o tempo "batendo papo" e para fazer as refeições, usam serviços de teleentrega. O mais difícil, segundo eles, têm sido enfrentar o frio durante à noite. "Faz muito frio, mas a gente suporta", disse Pereira.
"A estrutura é totalmente precária. A gente contou com a bondade pessoal de alguns servidores. A chefa da limpeza concedeu um banheiro no subsolo e a gente toma banho lá", disse Pereira, que concluiu seu mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental, em Assunção, no Paraguai. "Mas muita gente olha pra gente como se fôssemos vômito."
Outras quatro pessoas também aguardam revalidação dos diplomas obtidos no Paraguai. Entre elas, Manuel Pereira de Castro, de 58 anos, e Manoel Celetro dos Santos, de 56 anos, que vieram de Rondônia. Francisco Antonio Júnior é procurador e veio de Fortaleza com a mulher. O procurador brasiliense Gustavo Carneiro Horsp também está acampado para garantir a vaga de um brasileiro que é professor de Nebraska, nos Estados Unidos.
Após entregarem toda a documentação na próxima segunda, todos voltarão para suas respectivas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário