MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de agosto de 2013

Músico cria bicicleta sustentável feita com bambu no Rio Grande do Sul


Bicicleta chama atenção por visual diferente, leveza e questão ecológica.
Processo de feitura é todo artesanal, segundo criador.

Do G1 RS

A bicicleta voltou a ser considerada mais do que um lazer e vem ganhando espaço como um meio eficiente e saudável de transporte. A que é conduzida pelo músico Klaus Volkmann atrai curiosos de todos os tipos quando ele resolver rodar pelas ruas de Porto Alegre. O motivo? Ela é toda feita de bambu, como mostra reportagem do Vida e Saúde, da RBS TV (confira no vídeo ao lado).
Há seis anos um colega seu da orquestra comprou uma bicicleta na Holanda e Volkmann se encantou por ela. “Eu queria uma pra mim. Daí eu fiz a primeira bicicleta", conta.
Repaginada, a bike de bambu conquista novos fãs a cada curva. "Antes eu tinha uma bicicleta normal. Eu ia no posto, enchia os meus pneus e ninguém falava comigo. Agora eu chego com uma bicicleta de bambu, e o posto de gasolina para inteiro”, diz o artesão Thiago Alves Rempel.
Volkmann sempre pesquisou sobre coisas relacionadas ao meio ambiente e um certo dia ele encontrou o material certo: o bambu. “Um dia eu encontrei algumas varas num sítio, muito lindas. E aí fiz a primeira bicicleta. Ela deu certo. Subi a serra, desci e tudo com a primeira bicicleta”, lembra.
E foi só começar que o músico e agora artesão não parou mais. Nos últimos seis anos foram nove bicicletas e muita aventura por lugares com o Chile, Peru, Bolívia e o litoral baiano.
Uma bicicleta com formato único
Cada bicicleta é totalmente única segundo o músico e hoje artesão. E isso  porque é impossível encontrar dois bambus iguais. “Eles têm as suas marquinhas, eles têm a sua história. Nós vamos lá, escolhemos a vara perfeita, na época perfeita, com um tempo de vida perfeito. A gente tenta respeitar isso. Procuramos sempre reforçar bastante, porque sabemos que é um veículo e que vai estar uma vida pedalando”, comenta Rempel.
Entretanto, se engana quem pensa que é fácil fazer uma bicicleta segura e com o estilo do dono. É preciso serrar o bambu nas dimensões certas, fazer o tratamento com fogo e aplicar uma resina protetora para depois fazer os ajustes necessários. “O que a gente faz em bambu é justamente a parte principal, que é o quadro. São os dois triângulos: o dianteiro, que têm o bambu mais grosso e o triângulo traseiro. E a gente também faz o guidão”.
Um produto sustentável e artístico ao mesmo tempo
A ideia é não só fazer um produto sustentável, mas de levar arte pras ruas. Tanto que a proposta é de inspirar as pessoas a ter e a construir uma vida diferenciada. “Eu acho que esse conceito que a gente está tentando mostrar para as pessoas é que pedale. Não tenha medo do trânsito. E em cima de uma bicicleta de bambu é muito mais seguro andar nas ruas. Ela estreita os laços e faz as pessoas se comunicarem”, diz Thiago, parceiro de Volkmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário