MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de agosto de 2013

Para os 101 anos de Jorge Amado, Pelô recebe programação especial


Projeto "Merendas de Dona Flor" será ampliado na tarde deste sábado (10).
Público pode conferir exposição, teatro e receita baseados no escritor.

Do G1 BA

Fundação Casa de Jorge Amado (Foto: Eric Luis Carvalho/G1)Fundação Casa de Jorge Amado (Foto: Eric Luis Carvalho/G1)
Em comemoração aos 101 anos do escritor Jorge Amado, neste sábado (10), a Fundação Casa de Jorge realiza uma edição especial da feira gastronômica chamada "Merendas de Dona Flor", projeto que acontece mensalmente no Largo do Pelourinho, em Salvador. O evento acontece entre as 15h30 e as 19h. O acesso é gratuito.
Para a data, será projetada uma exposição inédita, intitulada "Jorge Amado: o Obá da Bahia", na sede da Fundação, com fotos do escritor em diversas fases da vida. Além disso, o elenco do espetáculo "Mar Morto", baseado na obra literária amadiana, apresenta a montagem ao público.
Quem estiver presente terá, ainda, a oportunidade de preparar um quitute típico  presente na obra do escritor a partir de um "aulão" do Senac, que será acompanhado da apresentação do grupo "Gente do Choro".
Acervo Fundação Casa de Jorge Amado (Foto: Eric Luis Carvalho/G1)Acervo Fundação Casa de Jorge Amado
(Foto: Eric Luis Carvalho/G1)
Fundação
Criada pelo próprio escritor em 1986, a Fundação Casa de Jorge Amado reúne 250 mil itens, que incluem desde "datiloscritos" (obras na versão original, datilografadas) e premiações até documentos pessoais de Jorge Amado, como sua carteira de identidade e exames médicos. O acervo é composto ainda por livros, artigos e discursos de Jorge Amado, além de vídeos, fotografias, periódicos e trabalhos acadêmicos que referenciam o escritor.
Os itens do acervo são apresentados ao público por partes, em uma exposição atualizada frequentemente. Alguns documentos têm acesso mais restrito, sendo necessários consulta e agendamento prévios para leitura do material. “Recebemos muitos estudantes e pesquisadores em busca de conteúdo, então precisamos organizar o acesso ao acervo, inclusive por causa dos cuidados exigidos no manuseio do material para sua devida conservação”, explica Bruno Fraga, arquivista da Fundação.
A Fundação Casa de Jorge Amado foi inaugurada no dia 7 de março de 1987 com uma grande festa, que contou com uma bênção católica e uma limpeza com incenso e folhas do candomblé.  Artistas como Zezé Motta, Grande Otelo, Riachão, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Geraldo Azevedo e Moraes Moreira participaram da celebração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário