MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Pacientes de RO reclamam da falta de medicamentos em postos de saúde


Remédio para hipertensão e até para dor estão em falta, em Porto Velho.
Prefeitura confirma e diz que compra está sendo feita em caráter emergencial.

Do G1 RO com informações da TV RO

Moradores dos bairros da Zona Leste de Porto Velho estão descontentes com a falta de medicamentos nas unidades básicas de saúde. Remédios utilizados no tratamento de hipertensão, insuficiência cardíaca e até medicamentos para dor, como dipirona estão em falta nos postos de saúde. A prefeitura confirma a falta dos medicamentos e afirma que a compra está sendo feita em caráter emergencial.
Nas prateleiras é possível verificar a falta de alguns medicamentos como sinvastatina usado para tratamento de colesterol, enalapril utilizado no tratamento da hipertensão e também em casos de insuficiência cardíaca, prednisona que é indicado para o tratamento de doenças endócrinas e doenças dermatológicas e alérgicas, metronidazol para tratamento de infecção e verme.
A autônoma Rosângela Correia de Lima diz ser difícil comprar os medicamentos, principalmente para pessoas de baixa renda. “Tem muita gente que não tem dinheiro e tem que recorrer aos postos”, diz Rosângela.

A estudante Eliúde Correia se diz insatisfeita com o descaso. “A minha mãe precisa do medicamento e quando eu chego aqui, não tem. A gente não tem muita condição de ficar comprando o remédio pra ela”, diz.
O pedreiro Israel da Silva precisou socorrer o avô e teve que correr em vários postos de saúde. ”É uma situação muito precária. Meu avô precisou do remédio depois de sofrer um derrame e não teve o remédio suficiente aqui na farmácia”, comenta o pedreiro.

A situação, segundo secretário Municipal de Saúde, José Macário, é um problema nacional. “As empresas de fora não entregam. As empresas de fora querem fazer realinhamento de preços que não é aceito pela procuradoria nem do estado nem do município e por isso acabam não entregando”, explica Mácário que afirma que todos os itens da farmácia básica que estão em falta já estão sendo comprados em caráter emergencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário