MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Núcleo Rural Taquara, no DF, promove Semana do Pimentão


Região terá palestras, shows e cursos de receitas com pimentão.
Taquara tem uma das maiores produtividades da fruta por área do país.

Do G1 DF

O Núcleo Rural Taquara, no Distrito Federal, promove até sábado (17) a 15ª Semana do Pimentão. O evento terá atividades técnicas, de lazer, cidadania, cultura, valorização dos talentos locais e ações de motivação para integrar a comunidade local, além de várias palestras técnicas voltadas para o produtor.
A programação inclui também oficinas de culinária, shows musicais e a campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos.
Taquara tem uma das maiores produtividades de pimentão por área de todo o Brasil, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). “Ela produz, em média, 80 toneladas, enquanto no país está por volta de 50, 60 toneladas por hectare”, disse o técnico da Emater Névio Guimarães.
O pimentão das lavouras de Taquara é vendido em todo o Distrito Federal, Entorno e também no norte do país, em cidades como Rio Branco, Porto Velho e Manaus.
Muitas plantações são protegidas por telas para controlar a temperatura e a entrada de insetos. O plástico que cobre a planta evita o surgimento de ervas daninhas.
A cultura é irrigada por gotejamento, uma técnica que reduz o consumo de água. Na maioria das fazendas, as plantas ficam em estufas, já que protegidos, os pés crescem mais e chegam a três metros de altura – mais do que o dobro do tamanho comum.
É possível obter maiores informações sobre a programação do festival pelos telefones da Emater: (61) 3483-5950  e 3483-5953.
Dados
O núcleo rural Taquara possui 320 produtores rurais, duas associações de produtores e uma cooperativa agrícola. A produção de hortaliças, com destaque para o pimentão, ocupa uma área de 250 hectares e emprega duas mil pessoas, principalmente em pequenas propriedades.
Com uma área anual de aproximadamente 30 hectares, o plantio do pimentão é feito por 75 produtores e 550 trabalhadores, meeiros e parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário