MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Jovens com Down superam barreiras com surf e stand up paddle no ES


Escolinha de Manguinhos é exclusiva para alunos com a síndrome.
O objetivo é a promoção da inclusão social e a prática esportiva.

Adriana Berlinck Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Fernanda tem 25 anos e pratica surf em Manguinhos.  (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Fernanda tem 25 anos e pratica surf em Manguinhos. (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Uma turma da Praia de Manguinhos, na Serra, região Metropolitana do Espírito Santo, vem mostrando a vontade e o amor pela prática de esporte radical. Eles tem síndrome de down e aprendem surf e stand up paddle em uma escolinha exclusiva pra quem tem a síndrome. O objetivo do projeto é mostrar que eles são capazes da prática do esporte e promover a inclusão social.
Fernanda Dalla Bernadina tem 25 anos e pratica surf no local. A mãe da Fernanda, a aposentada Lucimar Dalla Bernadina, contou que a família acabou se mudando para Manguinhos por causa da filha. “A gente foi vendo que aqui é o lugar ideal pra ela viver. Estamos morando aqui, definitivamente, e estamos curtindo junto com ela. Aqui ela é realmente feliz”, disse.
Segundo o dono da escolinha, Fábio Palmeira, a turma só existe por causa dela. “A gente se surpreendeu com o carinho que ela tem com a gente, com a facilidade que tem de aprender, de assimilar. É uma pessoa normal, porque tem suas limitações, tem suas facilidades, mas não tem nenhuma dificuldade de aprender, sempre tem o intuito de buscar algo mais”, contou.
Fábio e a mulher, Angélica, começaram a dar aulas para a turma há seis anos. Eles contaram que, a partir da criação da escolinha, começaram a ensinar e aprender. “A gente vê nas atividades que a gente monta que eles estão o tempo todo se superando e buscando mais. A gente vê o resultado na mudança de vida, no relacionamento com os colegas”, completou Fábio.
A avó de um dos alunos, Nilda Sophia, contou que foi a primeira vez que viu o neto surfar. “Foi muito emocionante, gostei muito. Ele leva jeito”, afirmou.
Capixabas com síndrome de down praticam surf em escolinha.  (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Capixabas com síndrome de down praticam surf em escolinha. (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário