MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Máquina estraga e deixa pacientes sem atendimento em Erechim, RS


Aparelho de radioterapia vai demorar três meses para ser consertado.
Pacientes com câncer precisam buscar atendimento em Passo Fundo.

Do G1 RS

Pacientes com câncer de 82 municípios do Norte do Rio Grande do Sul estão impedidos de fazer radioterapia em Erechim por causa de um defeito no equipamento que faz as sessões. Enquanto aguardam o conserto da máquina, eles precisam procurar atendimento em Passo Fundo.
O equipamento do Centro de Radioterapia do Alto Uruguai, capaz de tratar 60 pessoas por dia, estragou no início do mês. Deste então, os atendimentos no local foram suspensos. A peça foi enviada para o conserto nos Estados Unidos e deve demorar três meses para voltar ao Brasil.
“O serviço tinha uma peça sobressalente, a peça nova foi instalada, porém essa peça apresentou defeito e ela teve que ser remetida novamente para a fábrica nos Estados Unidos para reparo”, diz a médica radioterapeuta Caroline Sartori Basso.
Com isso, os pacientes estão sendo encaminhados para outros centos em Passo Fundo. Um deslocamento que poderia ser evitado se outro equipamento igual, doado pelo Instituto Nacional do Câncer, não estivesse guardado em caixas há mais de dois anos. A instalação depende da construção de um novo prédio.
O equipamento deve fazer parte de uma nova unidade de alta complexidade em oncologia. Segundo a direção do hospital, proprietário das duas máquinas, o Ministério da Saúde já repassou mais de R$ 4 milhões para a obra. Mas o projeto demorou para ser aprovado e a execução do trabalho aguarda agora liberação da Caixa Econômica Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário