MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Indicações nutricionais para diabéticos

Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado



É uma das principais causas de insuficiência renal, amputação de pernas, cegueira e doenças cardiovasculares. Alguns sintomas são clássicos de diabetes: vontade de urinar muitas vezes, fome frequente, sede constante e perda de peso inexplicada. O valor normal da glicemia de jejum é de 70-99mg/dl. De 100-125mg/dl é considerado pré-diabetes ou resistência à insulina, acima disso o diagnóstico é a diabetes.
De acordo com os estudos as causas mais prováveis para o aumento da diabetes é a globalização, crescimento e envelhecimento populacionais, urbanização e alterações no estilo de vida (alimentação inadequada e sedentarismo). A nutrição tem fundamental importância para esse quadro. A sacarose (açúcar de mesa) deve ser evitada para prevenir oscilações acentuadas da glicemia, o consumo de carboidratos complexos (ricos em fibras) devem ser prioridade, a ingestão de gordura não deve ultrapassar 30% da dieta, a ingestão de álcool deve ser moderada e, utilizar o adoçante, de preferência stevia ou sucralose, como substituto do açúcar.
Os exercícios físicos também são essenciais para o controle e prevenção da diabetes. O acompanhamento médico e nutricional também é primordial.
Referências:
DIAS, J.C.R.; CAMPOS, J.A.D.B. Diabetes mellitus: razão de prevalências nas diferentes regiões geográficas do Brasil, 2002/2007. Ciênc saúde coletiva. vol 17, n 1, 2012.
VARELLA, D. Coleção doutor: guia prático de saúde e bem-estar. Editora Gold. São Paulo, 2009.
Por Joyce Rouvier

Nenhum comentário:

Postar um comentário