MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de agosto de 2013

Horta na BA tem mais de 50 tipos de hortaliças cultivadas sem agrotóxicos


Iniciativa de moradores do município de Juazeiro beneficia 70 famílias.
Ação ganhou certificação que atesta qualidade dos alimentos produzidos.

Do G1 BA

Moradores do município de Juazeiro, localizado na bacia do Rio São Francisco, na Bahia, cultivam uma horta comunitária, que conta com mais de 50 tipos de hortaliças produzidas sem nenhum tipo de agrotóxico, nem adubos químicos.
São três hectares cultivados e outros dois que estão sendo preparados para ampliação da horta. Dentro da propriedade há um pequeno criatório de caprinos e ovinos para produção de esterco, que é usado como adubo natural. As verduras e hortaliças colhidas são vendidas em supermercados, feiras e quitandas da cidade.
A horta fica no bairro de João Paulo II e beneficia cerca de 70 famílias da comunidade. Devido ao trabalho desenvolvido, a horta ganhou, há um ano, uma certificação que atesta a qualidade dos alimentos produzidos no local.
“A gente conseguiu com a parceria com a Codevasf [Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba], Sebrae, Senai. A gente se uniu a outros horticultor [sic] lá de Petrolina, se juntou, e a ideia foi criar uma feira de orgânicos lá em Petrolina. E se juntamos e conseguimos esse certificado”, relata o agricultor João Soares Santos.
A horta foi implantada há 26 anos. Ela fica em um terreno doado pela Diocese de Juazeiro, cujo objetivo da ação era oferecer uma opção de sustento para famílias de baixa renda. Por mês, cada associado consegue, em média, um salário mínimo com a venda das hortaliças.
A horta trouxe benefícios não somente para a renda das famílias, mas também para a saúde dos moradores, que deixaram de consumir produtos industrializados. “Eu não uso remédio nenhum químico. Quando eu sinto alguma coisa eu vou lá, faço teste. É só à base de chá e de sumo", conta a agricultora Jovita Pereira da Silva.
A iniciativa dos moradores despertou o interesse dos estudantes do curso de Engenharia Agronômica, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) de Juazeiro. Eles foram até o bairro conhecer esta modalidade de agricultura sustentável. “É um bem para a comunidade em geral, pra todas as pessoas que consomem isso aqui. É algo feito de maneira a preservar o ambiente, a conservação do ambiente e também que conserva a nossa saúde. É muito importante para nossa saúde", opina a estudante Renata Lopes Carvalho.
“Eu considero isso aqui uma experiência de proteção de recursos naturais que está dando certo. É uma produção orgânica, que conseguiram certificado, comercializam e que contribuem com a saúde da população", afirma a professora Herbênia Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário