MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Fotógrafo registra paisagem de parque no PR sob a luz de estrelas


Fotos foram tiradas entre 2005 e 2011 no Parque Estadual de Vila Velha.
Exposição vai ser lançada em Ponta Grossa na terça-feira (6).

Silvia Cordeiro Do G1 PR, em Ponta Grossa

Exposição de astrofotografia que mostram os arenitos do Parque Estadual de Vila Velha abre na terça-feira (6) (Foto: Divulgação/Sérgio Mendonça)Exposição sobre astrofotografia mostra os arenitos do Parque Estadual de Vila Velha com a luz das constelações (Foto: Divulgação/Sérgio Mendonça)
Uma exposição sobre astrofotografia vai ser aberta nesta terça-feira (6), em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, no Paraná. Segundo o fotógrafo Sérgio Mendonça Junior, as imagens mostram os arenitos do Parque Estadual de Vila Velha junto à iluminação dos astros, como as estrelas e as constelações. O lançamento da mostra será nos Campos Gerais e em outubro, segue para Curitiba e Irati.
A exposição vai apresentar em torno de 40 retratos tirados entre 2005 e 2011. Mendonça conta que pesquisou um local no Paraná para juntar a astrofotografia com um símbolo do estado. “Quando fiz os primeiros testes no Parque Estadual de Vila Velha, acabei me impressionando e me apaixonando pelo resultado”, afirma.
O fotógrafo explica que, para fazer as imagens, foi preciso utilizar uma câmera com tripé elétrico, para que o equipamento pudesse se mover enquanto captava a luz dos astros. Além disso, ele utilizou a técnica painting light. Com a ajuda de outras duas pessoas, os arenitos foram iluminados com lanternas durante 15 segundos. Segundo ele, cada foto leva de três a cinco minutos para ficar pronta com apenas um clique do fotógrafo.
“Antes de conseguir a foto, nós fazemos um teste para saber qual será o resultado. Durante os oito anos, chegamos a ir 20 vezes ao parque para obter todas as fotografias”, explica. Segundo ele, o resultado também depende da época do ano. “Existe céu de inverno e céu de verão. Cada época tem um amanhecer e um entardecer diferentes e nós registramos esses períodos”, esclarece.
Fotógrafo captou imagens entre 2005 e 2011 (Foto: Divulgação/Sérgio Mendonça)Fotógrafo captou imagens entre 2005 e 2011
(Foto: Divulgação/Sérgio Mendonça)
Astronomia
Mendonça não é formado em Astronomia, mas sempre se interessou pelo assunto. “Em 2001, comecei a estudar assuntos relacionados à astronomia. Fiz e ainda faço cursos do Observatório Nacional para ajudar na qualidade das minhas fotos”, explica.
Segundo ele, hoje as fotos permitem as pessoas conhecerem o céu. “Ninguém mais olha para o céu porque a luz da cidade não deixa”, comenta. Mendonça conta que as máquinas têm cada vez mais sensibilidade e conseguem captar além do que se vê a olho nu. “A câmera enxerga mais que o olho humano”.
O fotógrafo diz que a foto depende da iluminação da cidade. “Em Curitiba seria impossível fazer uma astrofotografia. Até em Ponta Grossa tem alguns pontos onde não é possível mais ver o Cruzeiro do Sul [constelação]”. Agora que adquiriu uma câmera nova, Mendonça pretende fazer novos testes no Parque Estadual de Vila Velha.
Exposição
A exposição de astrofotografia vai estar no hall da prefeitura da cidade, localizada na Rua Visconde de Taunay, 950, no bairro da Ronda. A abertura está marcada para as 14h30. A mostra deve permanecer em Ponta Grossa até setembro, onde vai passar ainda pelo Shopping Palladium, sem data definida. A exposição é gratuita e indicada para todas as idades.
Em Curitiba e Irati, na região central do estado, a exposição vai ser apresentada em outubro, também, sem dias e locais definidos. De acordo com Mendonça, 15 mil cartões postais com as fotos da mostra foram confeccionados para distribuição nas três cidades.
Exposição vai ser apresentada em Curitiba e Irati, na região central do Paraná (Foto: Divulgação/Sérgio Mendonça)Exposição vai passar por Curitiba e Irati, na região central do Paraná (Foto: Divulgação/Sérgio Mendonça)

Nenhum comentário:

Postar um comentário