MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de agosto de 2013

Florada de ipês colore ruas e praças de cidades de MT em período de seca


Os Ipês florescem na época mais seca e fazem contraste com o clima atual. Os ipês fazem parte da cultura indígena e são utilizados na construção civil.

Do G1 MT

 Em meio ao tempo seco e quente do mês de agosto, quando quase todas as plantas ficam amareladas e muitas perdem as folhas, o Ipê, espécie nativa do Brasil, floresce. Ele dá cor à praças e ruas das cidades mato-grossenses. A florada vai até o mês de setembro, dura em média 15 dias, e pode ser branca, roxa, ou amarela.
Além de deixar o meio ambiente mais bonito, a intensidade da floração também revela fatores climáticos, como afirma Romildo Gonçalves, botânico e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “A intensidade dessa floração vai mostrar se nós temos uma maior ou menor intensificação das condições de temperes no ambiente. O que é isso? Se nós vamos ter invernos mais rigorosos, se nós vamos ter uma umidade relativa do ar mais baixa, intensidade do calor mais alta e movimentação eólica mais evoluída” explicou.
O Ipê também faz parte da cultura dos povos indígenas. “Ela tem função social, para a produção de arco e flecha, para a caça e proteção da tribo. Ela tem uma importância fundamental para a arborização de ruas e avenidas, praças, bulevares, com a beleza de suas flores, multicoloridas”, afirmou Romildo Gonçalves. Além disso o botânico destaca que o Ipê já tem seu papel na indústria. “Ela tem uma importância muito grande na construção civil, na produção de tacos, na produção de artesanatos. São inúmeras as possibilidades de utilização dessa espécie vegetal da botânica brasileira”, comentou.
O clima quente e seco é ideal para a florada dos ipês. De junho a setembro a árvore mostra toda a sua beleza, mas é em agosto, um dos meses mais secos, que ela atinge seu auge. O contraste chama a atenção de fotógrafos, como o jornalista, José Carlos Patrício. “Nesses cenários os Ipês se destacam, aparecem com toda a sua beleza, com toda majestade, com toda a imponência”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário