MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dia do Folclore é comemorado com 'ladrões' de marabaixo, no Amapá


Seis grupos levam dança regional ao centro comercial, escolas e faculdade.
'Vamos deixar a população mais perto da cultura', diz líder folclórica.

John Pacheco Do G1 AP

Integrantes de Marabaixo se apresentaram em esquina de Macapá (Foto: John Pacheco/G1)Integrantes de Marabaixo se apresentaram em esquina de Macapá (Foto: John Pacheco/G1)
Em comemoração ao Dia Nacional do Folclore, celebrado na quinta-feira (22), grupos integrantes da Federação Folclórica e Cultural do Amapá (FFCA) realizaram apresentações de marabaixo, dança regional de origem africana, no Centro de Macapá, escolas e faculdades particulares.
Panfletos contando a história do marabaixo foram entregues a motoristas e pedestres (Foto: John Pacheco/G1)Panfletos contando a história do marabaixo foram
entregues a motoristas e pedestres
(Foto: John Pacheco/G1)
Os grupos Raízes da Favela, Associação Goiabal, Raimundo Ladislau, Dica Congó, Herdeiros do Marabaixo e Mestre Pavão iniciaram a programação pela escola Predicanda Lopes, no bairro Santa Rita, onde envolveram crianças e professores na dança.
Integrantes de 6 grupos apresentaram-se no cruzamento das vias Padre Júlio e Cândido Mendes, no centro comercial, cantando os "ladrões", os versos característicos da dança e tocando os tambores, o ritmo envolveu quem passava pelo local.
Foram distribuídos panfletos aos pedestres e motoristas que contam a história da dança. "Vamos deixar a população mais perto da nossa cultura, hoje as nossas danças históricas e culturais estão cada vez mais restritas aos grupos tradicionais, o marabaixo é do povo", ressaltou a presidente da FFCA, Elisia Congó.
A integrante do grupo Raízes da Favela, Rita Guedes, de 55 anos, acompanha o marabaixo desde que se mudou para Macapá há 5 anos. "Temos que aplaudir o marabaixo, pois além de fazer parte do folclore, é a cultura amapaense. Danço desde que cheguei ao estado e faço de tudo para continuar com a tradição", conta Rita.
Ao longo do dia haverá apresentações nas escolas estaduais Coaracy Nunes, Edgar Lino e Nancy Nina da Costa. As comemorações encerram à noite com música e dança em 2 faculdades particulares de Macapá.
Durante todo o dia os grupos se apresentaram em escolas e faculdades (Foto: John Pacheco/G1)Durante todo o dia os grupos se apresentaram em escolas e faculdades (Foto: John Pacheco/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário