MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Comissão quer trazer restos mortais de Thomé de Souza para Bahia


Prefeitura de Salvador criou comissão para estudar viabilidade de traslado.
A ideia é fazer um memorial que abrigue os restos mortais do português.

Do G1 BA

Mosteiro onde está enterrado Thomé de Souza (Foto: Divulgação)Mosteiro onde está enterrado Thomé de Souza
(Foto: Divulgação)
A prefeitura de Salvador criou, através de decreto, uma comissão que vai estudar a viabilidade do traslado dos restos mortais do primeiro governador-geral do Brasil, o português Thomé de Souza. Em nota enviada à imprensa, a prefeitura afirma que o fundador de Salvador está enterrado em um antigo mosteiro da cidade de Vila Franca de Xira, em Portugal.
Segundo a prefeitura, a ideia é captar recursos da iniciativa privada para a construção de um memorial que abrigue os restos mortais de Thomé de Souza, em Salvador. O local ainda não foi definido. Para o presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, no momento, "os dois pontos com maiores chance de abrigar o monumento são o Centro Histórico (Praça Municipal) e a Península de Itapagipe".
“Com a memorial, as pessoas terão mais acesso ao início da nossa história. Isso é importante para promover debates na sociedade. O local também poderá ser um importante ponto de visitação para escolas e todos moradores ou turistas que queiram conhecer mais sobre a história do Brasil”, afirmou o presidente da FGM.
A comissão que vai estudar a viabilidade da vinda dos restos mortais de Souza para a capital baiana é formada pelos advogados Ademir Ismerin e João Daniel Jacobina, pelo historiador Francisco Senna, pela museóloga Rosângela Esteves, pelo arquiteto Fernando Frank e pelo engenheiro e gerente de Sítios Históricos da Fundação Gregório de Matos, Marco Antonio Rocha.
A prefeitura informou que o projeto surgiu de uma conversa entre o advogado Ismerim e o prefeito ACM Neto. Segundo a prefeitura, o traslado será tratado com o dono terreno onde o primeiro governador-geral do Brasil, a prefeitura da cidade portuguesa e governo do país, através do Itamaraty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário