MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Com fêmur quebrado há 4 dias, idosa espera cirurgia em corredor no DF


Ela chegou ao DF vinda da Bahia às 16h de segunda, após 8 h de viagem.
Secretaria diz que encaminhamento de médico agilizaria atendimento.

Do G1 DF

Uma mulher de 70 anos que quebrou o fêmur (osso da perna) há quatro dias na Bahia e viajou oito horas à procura de atendimento médico no Distrito Federal aguarda em uma maca no corredor do Hospital de Sobradinho vaga para cirurgia. Antes de ser instalada no corredor, ela passou dez horas na ambulância que a trouxe ao DF à espera de vaga em um hospital.
Irene Martins Corrêa veio de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, para tentar no DF uma cirurgia que não poderia ser feita no estado de origem dela por falta de recursos na rede pública de saúde. Ela tem uma filha que mora no Entorno da capital federal e que poderia cuidar dela após a cirurgia.
Parte da quarta noite com o fêmur quebrado ela passou na ambulância no estacionamento do Hospital de Sobradinho. “Como o ser humano, uma senhora de 70 anos, fica em umas condições dessas?”, indaga a filha dela, Edileuza Martins.
Antes de conseguir uma maca no corredor do Hospital de Sobradinho, a mulher tentou ser atendida no Hospital de Base. A chefe de equipe do Hospital de Sobradinho informou que ela não foi aceita no Hospital Base porque, antes, deveria ter tentado vaga nos hospitais de Planaltina, Paranoá e Sobradinho. Além disso, ela veio da Bahia sem encaminhamento.
Segundo a Secretaria de Saúde, quase 21% dos atendimentos da rede pública do Distrito Federal são de pacientes que vêm de outros estados.
A pasta informou ainda que a paciente da Bahia pode ser atendida no DF, pois o sistema de saúde é único em todo o país, mas que o procedimento poderia ter sido mais rápido se o médico da Bahia tivesse encaminhado a idosa a um hospital de referência em cirurgia ortopédica, o de Santa Maria ou o do Paranoá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário