MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Funcionário que atendeu pedido de socorro a idoso é afastado no RS


Secretaria da Saúde afirma que abriu sindicância para apurar o caso.
Funcionário disse que não havia ambulâncias para atender idoso.

Do G1 RS

O funcionário da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que atendeu a chamada do Samu para socorrer um idoso nesta terça-feira (20), em Porto Alegre, foi afastado das funções pelo secretário Carlos Henrique Casartelli. Pela manhã, um idoso teve um mal súbito no Centro e teve de esperar mais de 20 minutos pelo socorro até ser levado ao hospital por uma viatura da Brigada Militar, como mostra a reportagem do RBS Notícias (veja o vídeo). Ele não resistiu e morreu.
O afastamento foi confirmado pela assessoria de imprensa. Uma sindicância interna também foi aberta para apurar a conduta do funcionário durante o atendimento. Na gravação feita pelo repórter da RBS TV, o homem afirma que não havia ambulância disponível no momento. "Nós estamos há quase 20 minutos ligando para a Samu e ninguém manda ambulância para cá", diz o repórter Manoel Soares. "Claro, porque não tem. Eu já expliquei. Não tem", afirma o funcionário.
Em seguida, depois do questionamento do repórter, o funcionário ainda ainda afirma. "Não foi ambulância porque não tem. Vocês têm que entender isso. Ponto. Acabou". Em seguida, ele ainda sugere que os populares levem o idoso ao hospital. "Assim que tiver uma ambulância, a gente vai mandar. Se estão com tanta pressa, então encaminhe para o HPS, Santa Casa". Em seguida, ele desliga o telefone.
"O sistema ficar completamente congestionado é possível. O que não é possível é uma orientação inadequada e, aparentemente, a reclamação que eu recebi foi de que além de não ter a ambulância a forma como o usuário que ligou foi tratado", disse o secretário Carlos Casartelli.
O idoso morreu nesta terça-feira (20) no Hospital de Pronto-Socorro, por volta das 11h, após ser encaminhado por uma viatura da Brigada Militar. A casa de saúde não divulgou o horário nem a causa do óbito. A vítima teve de aguardar mais de 20 minutos até ser levado para o hosítal. Durante a espera, ele foi atendido por um soldado do Corpo de Bombeiros que passava pelo local, em frente ao Terminal Parobé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário