MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Carta de João Turin enterrada em praça de Curitiba desde 1932 é aberta


Documento revela a existência de outra garrafa enterrada na mesma praça.
Além do documento, garrafa também continha moeda de 100 contos de réis.

Fernando Castro Do G1 PR

Declaração de João Turin é datada de 1932, e estava dentro de garrafa (Foto: Luiza Vaz/ RPC TV)Declaração de João Turin é datada de 1932, e estava dentro de garrafa (Foto: Luiz Fernando Martins/ RPC TV)
Uma semana após restauradores encontrarem uma garrafa lacrada com manuscritos embaixo de uma estátua da Praça Tiradentes de Curitiba, o objeto foi aberto na manhã desta quinta-feira (1º). O manuscrito é assinado pelo autor da escultura, João Turin, e pelo menos outros dois autores, com data de 1932. Nela, os autores revelam a existência de outra garrafa, escondida em outro local da mesma praça. Leia a íntegra da carta abaixo.
A estátua de Tiradentes foi criada pelo próprio Turin e instalada na praça homônima, marco zero da capital, no ano de 1927. A carta de 1932 contém uma declaração de que o monumento havia sido removido do local original naquele ano, e revela a localização da garrafa que havia sido enterrada sob a primeira posição da estátua. Além da carta, uma moeda 100 réis também estava dentro da garrafa aberta nesta quinta.
De acordo com os autores do manuscrito, a garrafa que ainda segue escondida na Praça Tiradentes contém a primeira página do jornal “O Dia” de 21 de abril de 1927 - Dia de Tiradentes - algumas moedas de níquel e cobre, e uma ata com diversas assinaturas.
Moeda de 100 contos de réis tambem estava na garrafa (Foto: Luiza Vaz/ RPC TV)Moeda de 100 réis tambem estava na garrafa
(Foto: Luiz Fernando Martins/ RPC TV)
A carta será higienizada e ficará sob responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), bem como os demais objetos encontrados.
Poucas horas após a abertura da garrafa, a administração municipal anunciou através de perfil na internet que o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), autorizou a busca pela garrafa na Praça Tiradentes.
Leia a íntegra da carta:
"Aos 25 dias do mês de janeiro de 1932, nesta cidade Coritiba, sendo interventor interino o Dr. João Pernetta, Prefeito Municipal Cel. Joaquim Pereira de Macedo, na Praça Tiradentes procedeu-se a remoção deste monumento da posição primitiva para a atual, que dista daquela cerca de 35 metros na direção Oeste, tendo sido encontrada uma garrafa contendo uma acta impressa com diversas assinaturas autógrafos, a primeira página do jornal “O Dia” de 21 de abril de 1927 e algumas moedas de níquel e cobre. A garrafa referida foi colocada na última camada de alvenaria-bruta e debaixo do pedestal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário