MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Artesãos de RO se capacitam para expor produtos na Copa 2014


Matérias-primas utilizadas são madeira, barro, semente e fibra.
Produtos serão expostos em cinco capitais.

Magda Oliveira Do G1 RO

Marcos Brandão com os produtos produzidos (Foto: Magda Oliveira/G1)Marcos Brandão com os produtos produzidos (Foto: Magda Oliveira/G1)
Artesãos de vários municípios de Rondônia terão a oportunidade de expor seus produtos durante a Copa 2014, no Brasil, que começa em junho. Os artesãos escolhidos estão participando de capacitações em Vilhena (RO), Cacoal (RO) e Porto Velho. As matérias-primas utilizadas para as confecções das peças são madeira, barro, semente e fibra. Os produtos serão expostos nas cidades de Manaus; São Paulo; Rio de Janeiro; Curitiba e Fortaleza. As capacitações do projeto ‘Copa 2014’ estão sendo realizadas por consultores de Belo Horizonte (MG).
Os artesãos terão que criar 200 peças para a exposição. No escritório de Cacoal são 11 artesãos, de Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Ji-Paraná, que passam por capacitações.
Marcos Brandão é o único representante de Cacoal , o produto que irá expor durante a Copa é o instrumento musical cajón. De acordo com Marcos, cada peça demora em média um dia para ser produzida. A matéria-prima utilizada é a madeira.
Os valores para comercialização dos instrumentos variam de R$ 299 a R$ 550. “Com a capacitação mudei a minha forma de ver o artesanato, pois o artificial, a pintura já não se utiliza mais, o correto é explorar o lado mais natural possível das peças, pois realça o valor que o produto tem”. Cada caixa de cajón traz a imagem das três caixas d’água.
Peças que serão expostas durante a copa (Foto: Magda Oliveira/G1)Peças que serão expostas durante a copa
(Foto: Magda Oliveira/G1)
Representante de Ji-Paraná Joceli Carmem Boff, produz porta-retratos, descansos de panelas em forma de animais e chaveiros, tudo produzido com reaproveitamento de madeira. “Já expus meus produtos em mais de quatro feiras fora do estado, porém dessa vez teria um gostinho diferente, pois não estaria apenas levando meus produtos, e sim representando todo o estado e a região Norte”, disse.
De acordo com a gerente do escritório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) regional de Cacoal Dezenir do Prado, o objetivo do Sebrae é capacitar esses artesãos para participarem da Copa 2014. As capacitações começaram em fevereiro de 2013 e seguirão até junho de 2014, quando serão realizados os jogos.
O primeiro módulo foi trabalhado o designer das peças. No segundo encontro os artesãos aprenderam sobre gestão de negócio. “O foco do projeto, é atender o turista que estará no aeroporto, que quer uma peça que caiba dentro da bolsa, que seja leve, pequena, que tenha designer e preço atraente”, explica Dezenir.
A partir de junho de 2014, o Sebrae irá selecionar e custear as despesas de até dois artesões que irá representar Rondônia na Copa 2014. Para a consultora de gestão de negócio Adriana Gontijo, o artesanato precisa ter uma identidade, algo que diferencie o produto. “Todas as peças que estamos produzindo nos remetem a Rondônia de alguma forma, ou seja, na fauna, flora, fibras, madeiras ou sementes”, explica.
Para Adriana, o trabalho de consultoria também é orientar os artesãos sobre o que o mercado quer e qual a preferência do cliente. “Nas peças há imagens das três caixas d’água, animais, detalhes de flores, sementes, fibras, madeira, sempre iremos trabalhar com matérias-primas que lembrem o estado. A ideia é que a pessoa pegue o produto é diga: isso é de Rondônia”, explica Adriana.
O Sebrae não pretende deixar o projeto, após o termino da copa, o objetivo é que tenha continuidade. “Nós pretendemos que após essas exposições, as coleções  passem a ser conhecidos, como artesanatos da Região Amazônica. Pois a copa vai acabar, mas queremos continuar com os trabalhos”, conclui a consultora.
O artesão produz cajón (Foto: Magda Oliveira/G1)O artesão produz cajón (Foto: Magda Oliveira/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário