MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Após audiência sobre transporte, grupo ocupa a Câmara do Recife


Cerca de 50 pessoas, a maioria estudante, entrou no prédio nesta quinta.
Em meio à confusão, um jovem foi detido, mas acabou liberado pela polícia.

Do G1 PE

Antes de ocupar prédio, estudantes fecharam cruzamento no Centro da capital (Foto: Kety Marinho / TV Globo)Antes de ocupar prédio, estudantes fecharam cruzamento no Centro da capital (Foto: Kety Marinho / TV Globo)
Cerca de 50 pessoas, a maioria estudante, ocuparam o plenarinho da Câmara dos Vereadores do Recife na noite desta quinta-feira (8). Eles começaram a ocupação por volta das 18h, após o término de uma audiência sobre transporte público. Manifestantes pedem a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as contas do Grande Recife Consórcio de Transporte, responsável pela gestão do transporte público na Região Metropolitana do Recife. O ato é liderado pela Frente de Luta pelo Transporte do Recife.
Grupo ocupou plenarinho da Casa (Foto: Luna Markman / G1)Grupo ocupou plenarinho da Casa
(Foto: Luna Markman / G1)
Antes de entrar no prédio, parte dos estudantes interditou o cruzamento das Ruas do Hospício e Princesa Isabel, no Centro da capital, ateando fogo em sacos de lixo e pneus. A Polícia Militar informou, durante a tarde, que a presidência da Câmara havia proibido a entrada de pessoas usando máscaras. No momento da ocupação, houve empurra-empurra.
A universitária Ingrid Farias, da União dos Estudantes de Pernambuco, contou que a ocupação da Câmara dos Vereadores ocorreu após a ação da PM. “Entre 16h e 17h, alguns manifestantes fizeram barricada no cruzamento [onde fica a Câmara]. Três manifestantes ficaram feridos”, relatou.

Em meio à confusão, um manifestante de 18 anos foi detido pela PM e levado à Delegacia de Santo Amaro. No entanto, o jovem já foi liberado pela delegada Juliana Costa. “Um major da PM teria dito que um motorista de ônibus afirmou que esse jovem colocou combustível no pneu do veículo que ele dirigia. Foi trazida uma garrafa com combustível e o major disse que um outro PM a encontrou nas proximidades do ato. O motorista não foi localizado para reconhecer o rapaz. Então, eu ouvi o jovem e não enxerguei nenhum fato criminoso. Por isso, não abri inquérito e o liberei”, explicou.
Trânsito foi interrompido na Rua Princesa Isabel (Foto: Luna Markman / G1)Trânsito foi interrompido na Rua Princesa Isabel
(Foto: Luna Markman / G1)
“Nós só vamos sair daqui depois que, pelo menos, 13 vereadores assinem a petição para a instalação da CPI. Alguns já assinaram”, disse a universitária Yiale Moura, militante do Levante Popular da Juventude. Até agora, segundo os estudantes, apenas os vereadores Raul Jungmann (PPS) e Osmar Ricardo (PT) assinaram a petição.

Em nota, a assessoria da Câmara dos Vereadores disse que “o prédio é um espaço democrático e não vai interferir na manifestação. A Câmara já forneceu água e alimento e só vai acionar a polícia se houver vandalismo”. No entanto, os estudantes negaram ter recebido os mantimentos. Por volta das 21h, eles voltaram a bloquear o cruzamento onde está situado o prédio para exigir que a PM libere a entrada do material.

No momento, a PM e Guarda Municipal acompanham a movimentação do grupo na Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário