MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de agosto de 2013

Agricultor que antecipou compra de fertilizante fez grande economia


A alta do dólar foi um dos fatores que fez o preço do produto aumentar.

Do Globo Rural

Os agricultores que anteciparam as compras de adubo para a próxima safra de verão estão satisfeitos com a economia que fizeram.

Depois de colher o milho safrinha, Jalel Bertotti já sabe o que vai fazer em 250 hectares da fazenda em Rio Verde, sudoeste de Goiás. A decisão é usar toda a área pro plantio da soja. Ele adquiriu o adubo com antecedência, em fevereiro, quando o produto estava mais barato. “Comparando com o preço que está hoje, tive um ganho de cerca de 10%”, afirma Jalel.

De janeiro a julho deste ano, a cooperativa de Rio Verde vendeu 7% a mais que no mesmo período do ano passado. A direção da cooperativa calcula que já atendeu 80% das necessidades dos agricultores filiados.

É por isso que já estão quase vazios os armazéns onde ficam as matérias primas utilizadas na produção dos fertilizantes. O movimento diminuiu muito nas últimas semanas porque as encomendas já foram entregues.

No Rio Grande do Sul, depois da última safra bem sucedida de soja, os agricultores estão usando a mesma tática de antecipar a compra de fertilizantes. Em uma cooperativa, que tem cerca de 5 mil associados, a comercialização do produto já é 20% maior em comparação com o mesmo período do ano passado. Agora os fertilizantes estão até 15% mais caros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário