MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 27 de abril de 2013

Acre tem o primeiro índio habilitado em salvamento aquático


Shawan concluiu o curso de Guarda-vidas Amador.
Índio diz que vai levar conhecimentos para seu povo.

Francisco Rocha Do G1 AC

índio Shawan (Foto: Francisco Rocha/G1)Shawan Arara recebeu certificado
(Foto: Francisco Rocha/G1)
O indígena Shawan Arara, que em português é conhecido por Paulo Lima Silva, da tribo Arara do município de Porto Walter, se tornou o primeiro índio no Acre habilitado em salvamento aquático. Shawan fez parte da turma de 29 voluntários que concluiu o curso de Guarda-vidas Amador realizado pelo Corpo Bombeiros de Cruzeiro do Sul (AC).
O indígena de 32 anos conta que já serviu o Exército Brasileiro e se interessou pelo curso depois que uma criança de sua aldeia morreu vítima de um afogamento porque ninguém sabia como fazer o atendimento de primeiros socorros.
Shawan disse que ficou muito feliz em ter conseguido chegar até o final do curso. “Eram 56 inscritos e só 29 chegaram ao final. É preciso ter bom preparo físico e saber nadar, agora sei como agir diante de um afogamento ou de naufrágio. Vou repassar as instruções que recebi para o meu povo” , disse o índio.
Curso de guarda-vidas (Foto: Francisco Rocha/G1)Curso de guarda-vidas capacitou 29 voluntários (Foto: Francisco Rocha/G1)
O comandante do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul, major Marcelo Araújo, explicou que o curso de guarda-vidas prepara os socorristas para atuar nos balneários da cidade, tendo em vista a grande quantidade de afogamentos que acontecem na região.
O objetivo do curso é desenvolver a capacidade física, psicológica e intelectual do guarda vida. Segundo o comandante, os voluntários passam por treinamentos em salvamento aquático, primeiros socorros, condicionamento físico e natação. Após o término da formatura os voluntários recebem o batismo com o banho de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário