O 'pajé branco' é conhecido dentro e fora do estado do Acre.
Segundo ele, a garrafada 'sangue de dragão', pode curar até câncer.
Raimundo Nonato da Sil, o Dr. Raiz (Foto: Nathacha Albuquerque/G1)
O aroma das ervas se confunde com a fumaça dos incensos e traz um
cheiro peculiar à tradicional loja de chás, garrafadas e artesanato
regional, a Casa das Plantas Medicinais Milagres da Floresta, localizada
no Mercado Velho, centro turístico de Rio Branco.
Vários penduricalhos balançam ao mínimo sinal do vento, vindo do rio
Acre que está logo à frente do ponto comercial. É neste lugar que o
homem de quase dois metros de altura e fala rápida, prepara e vende seus
remédios naturais.De acordo com Raimundo Nonato, sua avó, Maria Benvinda Lima tratava a comunidade do seringal com receitas naturais, herdadas de seus descendentes indígenas. "Minha avó curava várias doenças comuns da floresta com seus remédios, através dela me interessei pelas plantas. A medicina dela funcionou, viveu até os 108 anos", conta o Doutor Raiz
na loja do doutor Raiz, em Rio Branco
(Foto: Nathacha Albuquerque/G1)
Em cada garrafa, em cada pacote, uma promessa de cura. As prateleiras estão repletas com mais de 250 tipos de produtos naturais, indicados para quase todos os males. Entre os compostos mais receitados pelo Doutor Raiz, estão a garrafada 'Fortalecimento do Ser Humano' e o 'Sangue de Dragão'. “Eu já conheci pessoas que tinham câncer e depois de usarem o sangue de dragão ficaram curadas”, afirma Doutor Raiz.
"O leite de mururé trata artrite, artrose, reumatismo. O composto natural de sangue de dragão com mel de abelha é para as pessoas que sofrem de gastrite, ameba, ácido úrico, entre outros. Tem o vinho natural do jatobá que eu utilizo praticamente em todas as garrafadas para diluir as ervas. Não uso água em nenhuma delas”, explica o Dr. Raiz.
Reconhecimento e Televisão
Após entrevista cedida à TV Acre em 2000, Raimundo Nonato ganhou destaque na mídia local. Por causa do sucesso dos remédios, o Doutor Raiz teve seu trabalho exibido para o Brasil todo através de diversos programas, como o Globo Rural, Futura, e o Globo Repórter entre outros.
Em 2006, após a minissérie 'Amazônia: De Galvez a Chico Mendes', recebeu o prêmio Qualidade Brasil ao lado de personalidades nacionais como Glória Menezes e Cristiane Torloni, pelos benefícios de sua garrafada 'Fortalecimento do Ser Humano'.
"Com as gravações da minissérie Amazônia, a loja teve grande destaque. Recebi celebridades brasileiras que reconheceram meu trabalho e a riqueza cultural dos meus remédios. Tenho muitos clientes fiéis, como a Glória Perez que sempre valorizou meu trabalho", se orgulha o raizeiro.
Conheci pessoas que tinham câncer e depois de usarem o sangue de dragão ficaram curadas"
Doutor Raiz
O entra e sai de pessoas é constante em sua loja e demonstra que mesmo com a desconfiança de alguns, o trabalho desenvolvido há quase 30 anos tem a credibilidade dos clientes. Em poucos minutos dentro do estabelecimento é possível encontrar testemunhas das curas do alquimista da floresta.
Francisca das Chagas, amazonense de 80 anos, estava desenganada pelos médicos. A idosa usa a garrafada de Mururé há mais de 10 anos e acredita que o Dr. Raiz é milagroso. "Estou de pé graças a Deus e ao Doutor Raiz. Sentia muitas dores nos ossos, hoje estou aqui na loja, ando sozinha. Sou muito religiosa e creio que este homem é milagroso" emociona-se a senhora.
Entre seus medicamentos, essências e cosméticos naturais, o Doutor Raiz não se opõe à medicina tradicional. “As pessoas devem sempre buscar os médicos para ter um diagnóstico preciso. Os meus remédios auxiliam no tratamento das doenças e cabe a cada um decidir se vai ou não tomar medicamentos farmacêuticos” alerta.
Rodolfo Minori, músico e compositor, que estuda sobre as culturas amazônicas, explica que a medicina natural faz parte da construção da cultura regional. “A credibilidade da medicina natural deve ser expandida através das artes. Por intermédio da cultura regional, de sua divulgação, as tradições e os costumes são conhecidos e respeitados” ressaltou o pesquisador cultural.
Dr. Raiz ao lado do técnico do Inter, Dunga
(Foto: Raimundo Nonato/Arquivo pessoal)
Segundo o Doutor Raiz, as únicas contraindicações dos remédios naturais
são as dosagens e a fabricação incorretas. “Só quem realmente conhece
as plantas pode fabricar. Algumas plantas são venenosas. Doses
consumidas em excesso também podem prejudicar os pacientes”, destacou.(Foto: Raimundo Nonato/Arquivo pessoal)
Após as diversas aparições na televisão e o reconhecimento de personalidades brasileiras, Raimundo Nonato passou a receber pedidos de todo o país e de clientes que moram no exterior. Os acreanos, que já conheciam o seu trabalho passaram a consumir ainda mais suas ervas.
“Sou muito feliz no que faço. Aprendi com minha vó e com meus pais. Desenvolvi um dom. Sinto-me reconhecido, mas quero ainda realizar um sonho. Participar do programa do Jô e mostrar o preparo da garrafada, mostrar o que ela realmente significa. Ainda existe muito preconceito, justamente pela falta de conhecimento", acredita o Doutor Raiz.
como conseguir contato?
ResponderExcluir