MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 8 de março de 2013

Wagner dá prazo sobre mobilidade, mas avisa: ‘Não terá metrô de 6 km’


Na entrega da Arena Fonte Nova ao Governo do Estado, gestor da Bahia garante que obras do entorno estarão prontas no dia 30 de março

Por Eric Luis Carvalho Salvador

Drama maior de Salvador para as Copas das Confederações e do Mundo, a mobilidade urbana terá novos capítulos na capital baiana. Nesta sexta-feira, as “obras físicas” da Arena foram finalizadas, e o estádio foi entregue simbolicamente ao governo da Bahia. Enquanto comemorava a conclusão de mais uma etapa, o governador Jaques Wagner respondeu a questionamentos sobre aspectos do transporte e deslocamento na cidade.

O governador garantiu que as obras do entorno do estádio estarão prontas antes da inauguração da Arena. No começo da semana, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), responsável pela obra, havia apontado que o prazo para conclusão das reformas seria o início da Copa das Confederações.

- Sobre as rampas, que vocês podem chamar de viadutos, a gente deu uma acelerada. O compromisso da entrega é no dia 30 de março. Portanto, na abertura, com o Ba-Vi, eu quero crer que estará tudo tranquilo – afirmou.
Jaques Wagner, Frank Alcântara, Ednaldo Rodrigues, Ney Campello, Nilton Vasconcelos em entrega da Fonte Nova (Foto: Eric Luis Carvalho)Jaques Wagner, Frank Alcântara e outras autoridades estiveram na cerimônia de entrega da Arena Fonte Nova, nesta sexta-feira (Foto: Eric Luis Carvalho)
O governador também falou sobre as rotas de acesso. Vendido como um diferencial baiano, as rotas apresentam vários problemas e foram tema de reportagem do GLOBOESPORTE.COM no começo desta semana. Wagner admitiu dificuldades com recursos, mas disse que o principal foco das obras em tais trajetos era a Copa do Mundo de 2014, e não Copa das Confederações, como divulgado anteriormente pelo próprio governo.

- Na microacessibilidade, nós tivemos alguns ruídos de comunicação com a Caixa Econômica Federal. Por isso, acabamos preferindo fazer as obras com dinheiro próprio do estado. Nosso compromisso sempre foi fazê-las para a Copa de 2014. Temos tempo suficiente para acelerar a obra. O que antes dependia da Caixa agora é diretamente é do governo. E até 2014, sem dúvida nenhuma, teremos essa possibilidade que vai ser o nosso diferencial. O porto fica pronto em maio deste ano. E aí teremos os turistas saindo dos transatlânticos para vir a pé até a Arena – disse o governador.
Metrô? Na melhor das hipóteses, durante a Copa do Mundo de2014

Questionado pelo GLOBOESPORTE.COM sobre a situação do metrô durante a coletiva, o governador revelou que a operação do meio de transporte depende de um entendimento entre ele e o prefeito da capital, ACM Neto. Antes de responder à pergunta, Wagner fez uma espécie de conferência com seus principais secretários.
Jaques Wagner, governador da Bahia, na Arena Fonte Nova (Foto: Eric Luis Carvalho)'É preciso que o metrô chegue até Pirajá', afirma
Wagner (Foto: Eric Luis Carvalho)
- Em termos de mobilidade, como eu já disse, estamos em fase final, e espero ter uma reunião com o prefeito essa semana. A nível de equipes técnicas [reuniões entre Governo do Estado e Prefeitura de Salvador], eu diria que elas chegaram ao limite da negociação. Agora quem tem que bater o martelo sou eu e o prefeito. Isso deve acontecer essa semana. Espero que corra tudo bem para que possamos botar o edital de licitação na rua – disse Wagner.

A linha 1 do metrô, que tem apenas 6 km concluídos, tinha previsão para entrar em operação em junho de 2012, mas continua parada. O Governo do Estado apresentou o projeto de uma segunda linha, que ligaria o centro da cidade à região do aeroporto. A primeira linha está sob responsabilidade da prefeitura e deve ser repassada para a gestão estadual, o que deve ocorrer, segundo Wagner, na reunião com o prefeito. O encontro deve, enfim, lançar o edital para que as obras comecem a sair do papel.

Em junho de 2012, o governo baiano lançou um edital de consulta pública que durou 90 dias. A previsão era que o edital das obras do metrô fosse lançado em outubro do ano passado - o que não ocorreu até o dia de publicação desta reportagem. A empresa vencedora da licitação vai concluir a Linha 1, até Pirajá, e construir a Linha 2, que vai da Estação Bonocô até Lauro de Freitas.  No total, o sistema contará com 20 estações e 36 quilômetros de extensão. Mas, se havia a ideia de ver nos trilhos em pouco tempo o metrô da linha 1, isso deve ser esquecido.

Após a coletiva, o governador conversou com o GLOBOESPORTE.COM e afirmou que o metrô não funcionará com apenas 6 km de extensão. Com isso, não há possibilidade de Salvador contar com o meio de transporte para a Copa das Confederações. Segundo Wagner, o metrô só entrará nos trilhos quando a linha 1 for ampliada em mais 7 km, chegando até o bairro de Pirajá. A notícia faz com que aumente a importância da publicação do edital para a construção do restante do metrô, para que a obra esteja pronta até a Copa do Mundo, em junho de 2014.

- Não tem sentido colocar um metrô de 6 km para rodar. Não terá metrô de 6 km. Esse metrô como está aí só liga uma estação a outra. É preciso que o metrô chegue até Pirajá. Esse metrô como está aí foi um equívoco da outra gestão da prefeitura. O metrô como está atualmente só resolve o problema da Avenida Bonocô – disse Jaques Wagner.
Originalmente, a linha 1 deveria ter 13 km e ligar a Lapa a Pirajá. Durante os 13 anos de obras, o tamanho da linha foi reduzido para os atuais 6 km. Agora, o governador afirma que o metrô só passará a funcionar com seu traçado original. Com a novidade na praça, resta aguardar os desdobramentos da reunião entre governador e prefeito para saber em qual trilho a capital baiana vai se mover.

Nenhum comentário:

Postar um comentário