MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 8 de março de 2013

Vaidade é postura, diz jovem cega sobre o Dia do Mulher


Margareth Reis, estudante baiana, perdeu totalmente a visão após um AVC.
Ela abriu porta de quarto para mostrar que gosta de maquiagem e salto alto.

Egi Santana Do G1 BA

Margareth Rios faz pose para a câmera atenta do G1 e mostra seus acessórios  (Foto: Egi Santana/G1)Margareth Rios faz pose para a câmera atenta do G1 e mostra seus acessórios (Foto: Egi Santana/G1)
Margareth Santos Reis é uma jovem de 23 anos, moradora do bairro de Alto de Coutos, subúrbio ferroviário de Salvador. Há cinco anos, a estudante do 3º ano do ensino médio perdeu a visão por conta de um problema de saúde, mas, mesmo com a dificuldade, a caçula de seis irmãos nunca abriu mão do que mais gosta, cuidar da vaidade.
"Eu gosto de estar sempre bem arrumada, não abaixo a cabeça para ninguém. Hoje, eu não enxergo, mas quem não enxerga sou eu, não é? Nós não temos que ter vergonha do mundo, porque a cegueira não vem só para as pessoas que são cegas, está aí no mundo", diz Maga, como é conhecida, com muito bom humor.
A "desacreditada pelos médicos" que encarou a cegueira após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na juventude abriu a sua casa - ou melhor, o quarto - para celebrar com o G1 o Dia da Mulher neste 8 de março, sexta-feira.
A vaidade, conta, foi primeiro estimulada pela paixão de adolescência. Aos 12 anos, ela precisava se arrumar para que o ex-namorado, então paquera, a visse na rua. “Deu certo, a gente namorou, ele foi o amor de minha vida até os 15 anos”, lembra, brincando. Depois disso, andar arrumada virou costume. “Quando ia para o colégio, ainda quando enxergava, me maquiava toda. Minha mãe dizia que eu não ia para o colégio, dizia que eu ia para o shopping", conta Maga.
Sim, ela teve de se readaptar ao mundo depois que perdeu a visão. No entanto, ela acredita que passar por um AVC e se recuperar de um coma "tinha que acontecer". Ela não podia se entregar, refere-se. “Eu tive uma dor de cabeça em 2007, que os médicos não conseguiam identificar o motivo. A dor não passava, era muito chata, insuportável mesmo. Fui ao hospital, fiz tomografia e foi constatado que estava com hemorragia no cérebro. Não passava, só passava com remédios via soro”, recorda.
Se você estiver 'chique' as pessoas não acham que você é cega. Muita gente acha que a pessoa cega tem que andar suja, mal arrumada. Eu amo quando me elogiam"
Margareth Reis
Margareth precisou ficar 10 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral do Estado (HGE). “Na UTI, eu escutava o médico falando para minha mãe que eu não tinha mais jeito, que eu não estava mais ali, que apenas o meu coração batia. Estava ouvindo, mas não tinha como dar sinal de vida. Minha mãe começou a entrar em pânico, foi horrível”, relata.
Ao acordar do coma, ela foi diagnosticada com aneurisma, que deixou o lado esquerdo do seu corpo sem os movimentos e, em seguida, acarretou a perda total da visão nos dois olhos. “Lembro que minha tia chegou até mim e eu perguntei: cadê você? Eu dizia que não a via e ela disse que a face dela estava na frente da minha. Aí os médicos detectaram que eu estava cega”, conta.
Margareth Rios, sempre alegre, principalmente no Dia da Mulher (Foto: Egi Santana/G1)Margareth Reis, sempre alegre, principalmente no Dia da Mulher (Foto: Egi Santana/G1)
Em busca da independência
Depois de quase dois anos em casa tentando “compreender” a nova condição, no ano de 2009 a jovem decidiu reconquistar a independência e, desde então, passou a participar do CAP, o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual. “Não é que eu não aceitava a cegueira, eu não entendia, era complicado. Queria a minha independência de volta. Sempre fui muito vaidosa e, naquela época, minhas irmãs me davam banho, me arrumavam e faziam uma trança horrível em meus cabelos, eu odiava aquilo”, brinca.
Ela fez aulas para aprender a se locomover, a executar tarefas domésticas, a cantar no coral e encenar no teatro, o que a levou a viajar para outras cidades do país. Com a experiência, diz que aprendeu também a levar "na esportiva" o preconceito social em relação aos cegos.
“Não abandonei minha vaidade, minha alegria, nada por conta da cegueira. As pessoas na rua me olham bastante, porque eu ando muito arrumada. Quando vou tomar uma cervejinha, coloco um shortinho, um salto, até porque eu amo um salto, me sinto 'a própria' no salto. Isso, às vezes, gera preconceito, as pessoas acham que a pessoa cega tem que usar uma sandalinha rasteira, uma roupinha simples; se você estiver ‘chique’ as pessoas não acham que você é cega. Muitas pessoas acham que a pessoa cega tem que andar suja, fedendo, mal arrumada. Acho que as pessoas estão acostumadas com isso, porque tem cego que não liga para isso”, avalia.
Vaidosa, sempre
A data que homenageia as mulheres vai ser comemorada como gosta, ao lado dos amigos. "É o meu dia, vou me achar mais ainda", alegra-se ela, que comprou roupa nova para o evento. "Fui mulher, criança, cresci, perdi a visão, hoje tenho 23 anos, e sou essa pessoa, nunca me modifiquei. Neste dia da mulher, quero dizer às mulheres, cegas ou videntes, que nós temos que encarar a vida do jeito que ela é”, afirma.
Ela se arruma em frente ao espelho e identifica a roupa que quer no armário ao toque. Moradora do subúrbio soteropolitano, a jovem aponta que apenas um "problema" é causado pela vaidade, o ciúme gerado nos namorados. "Eu já tive namorados videntes e cegos. É engraçado porque o último, por exemplo, tinha tanto ciúmes que o relacionamento acabou. Ele era cego, mas não totalmente, tinha visão baixa. Eu vivia questionando ele: 'por que eu, que não enxergo, não tinha ciúmes? Logo ele, que ainda conseguia ver algo, tinha? Me divertia com isso”, comenta.
Para Margareth, ser vaidosa não é colocar uma maquiagem no rosto ou andar na moda, como retrata, mas é uma "postura". “Vem de dentro, é uma postura mesmo. Não é porque hoje eu sou cega que vou deixar minha vaidade, o que eu sou. Eu gosto que as pessoas vejam isso em mim. Eu amo quando as pessoas me elogiam”, conta.
Vista da casa de Margareth Rios, localizada em uma região carente de Salvador (Foto: Egi Santana/G1)Vista da casa de Margareth Reis, localizada em uma região carente de Salvador (Foto: Egi Santana/G1)
Compartilhando autoestima
A segurança que impõe não é dividida por todos os seus colegas, principalmente os amigos que são cegos. Ela relembra um episódio há cerca de quatro anos, assim que ela ingressou no CAP e conheceu melhor a realidade dos deficientes visuais.
"Eu não enxergo, mas tenho percepção muito grande. Logo no começo, conversava e percebia que as pessoas andavam com a cabeça baixa. Eu perguntava o motivo pelo qual as pessoas andavam de cabeça baixa, eles falavam que era costume. Eu dizia que eu não queria andar com a cabeça baixa, expliquei a eles que andar com a cabeça baixa significa ter vergonha do mundo. Temos que mostrar ao mundo que somos pessoas normais, como qualquer outra. A pessoa cega é capaz de tudo, só depende da pessoa. Eu estudo, este ano ainda vou cursar minha faculdade, já fiz cursos, como todo mundo", afirma.
E continua, com discurso solto. “A gente tem que lembrar sempre de mostrar aos homens que as mulheres têm a mesma capacidade que eles têm. Mostrar para as pessoas a capacidade que cada uma tem. Muitas pessoas não dão importância para a mulher cega, mas estamos quebrando esse preconceito com a ajuda da própria sociedade, dos que nos respeitam. No inicio, achei que ninguém ia olhar mais pra mim, ia conversar comigo. Mas não larguei de ser mulher e vaidosa do jeito que eu sou. Acho que isso é o que importa. Um feliz dia das mulheres para todas as mulheres do Brasil, cegas e videntes”, despede-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário