MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 7 de março de 2013

Seca faz produção de mel despencar no Rio Grande do Norte


Região que produzia toneladas ainda não conseguiu colher nada este ano.
Abelhas sumiram porque não há mais flores nos cajueiros do estado.

Do Globo Rural
 A produção de mel na Chapada do Apodi, no Rio Grande do Norte, despencou de uma forma assustadora nos últimos dois anos. A região que chegava a produzir até 600 toneladas por ano, de acordo com uma cooperativa local, em 2013 ainda não conseguiu colher nada. As abelhas sumiram por conta da seca.
As abelhas sumiram porque, praticamente, não há mais flores nos cajueiros do estado. Muitos pés, de tão secos, já morreram.
A média anual de produção caiu de 160 toneladas em 2011 para 40 toneladas em 2012. Esse ano nada foi produzido até agora. Sem abelhas, o apicultor Antônio Silva recolheu as 120 colmeias que matinha. Hoje ele tenta aproveitar a cera que restou.  “Vou preparar os favos para que quando as abelhas voltarem possam produzir mel”, conta.
Além da crise por contada falta de chuva, os apicultores estão enfrentando a depredação das colmeias pelos animais nativos, principalmente os macacos. Sem alimento na mata nativa, eles quebram as caixas para comer os favos.

Com a baixa na produção do mel, os apicultores estão buscando outros meios de sobrevivência. O apicultor Antônio Urbano, por exemplo, trocou as colmeias pela construção de cisternas. É um trabalho provisório enquanto as abelhas não voltam para o sertão. “O inverno está próximo e eu tenho certeza que vai vir porque sem inverno não tem condições de sobreviver e minhas abelhas vão voltar”

Nenhum comentário:

Postar um comentário