MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 14 de março de 2013

No Dia Mundial do Rim, médicos alertam para importância de doações


Quase 10 milhões de brasileiros têm alguma disfunção renal.
Cerca de 400 pessoas esperam por um transplante de rim em Alagoas.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), quase de 10 milhões de brasileiros têm alguma disfunção renal.
Nesta quinta-feira (14), Dia Mundial do Rim, médicos fazem um alerta sobre a importância da doação de órgãos e da dificuldade de se fazer transplantes no país. Em Alagoas, cerca 400 pessoas esperam por um transplante desse órgão.
Segundo a assistente social da Central de Transplantes do Hospital Geral do Estado (HGE), Lisieux Ferro, no ano passado foram realizados 12 transplantes e esse ano já foram feitos seis, mas a a lista de espera por um rim é muito grande.
"A maior dificuldade para a realização do transplante renal é encontrar um doador. Há duas situações em que se pode doar o órgão. A primeira é quando o doador ainda está vivo, que precisa ter compatibilidade com o paciente. Assim não acontecendo, necessariamente, a doação pode ser feita através de um doador por morte cerebral, que é a nossa grande dificuldade, em encontrar famílias sensibilizadas para a doação dos órgãos de entes com esse tipo de morte. Só haverá doação, quando nós assurmirmos que somos doadores e divulgarmos essa ideia", relatou Lisieux

Nenhum comentário:

Postar um comentário