MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 14 de março de 2013

Parteiras indígenas do AM participam de encontro do Ministério da Saúde


Objetivo é unir a medicina tradicional com ações de saúde convencionais.
Curso atende solicitação feita pela Organização de Agentes Indígenas.

Do G1 AM

Grávidas tem medo da vacina da gripe.  (Foto: BBC)Encontro vai orientar parteiras (Foto: BBC)
Mulheres indígenas do município de Parintins, a 369 Km de Manaus, vão participar de um curso de capacitação para parteiras tradicionais. A ação, coordenada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), ocorre entre os dias 18 a 22 de março. O encontro atende às ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, por meio do Programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde.

De acordo com o DSEI, a realização do curso ocorre em virtude da "diversidade cultural, geográfica da região e do grande número de mulheres que têm filhos assistidas por parteiras tradicionais".
A coordenadora distrital, Paula Cristina Rodrigues, disse que o objetivo é unir a medicina tradicional com ações de saúde convencionais é um dos pilares da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).
Segundo ela, a capacitação oferecerá orientações, melhores condições de trabalho e instrumentos adequados às parteiras. "Tudo isso vai dar tranquilidade na hora do parto domiciliar em área indígena, para que este ocorra em condições dignas e seguras possibilitando melhoria na assistência dada por parteiras tradicionais indígenas", destacou.
O curso atende a solicitação feita pela Organização de Agentes Indígenas de Saúde Satere Mawe dos Rios Marau, Urupadi, Miriti, Majuru e afluentes (MOMUPE) e acontece com parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Maués (AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário