MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 2 de março de 2013

Merenda escolar no AM terá cardápio com Bacalhau da Amazônia


No Estado, 28,7% da merenda passa a contar com produtos regionais.
Agência negocia inclusão do alimento na rede de ensino da capital.

Do G1 AM

Na Rede Estadual, merenda escolar passa a contar com 28,7% de produtos regionais (Foto: Alex Pazuello)Na rede estadual, 28,7% da merenda escolar é composta de produtos regionais (Foto: Alex Pazuello)
O cardápio da merenda escolar da rede de ensino do Amazonas ganhou nova opção de alimento. O Bacalhau da Amazônia, o pirarucu manejado da Reserva de Mamirauá e industrializado na fábrica de Maraã, a 1.105 quilômetros de Manaus, passa a integrar a alimentação nas escolas da rede estadual. De acordo com o Governo do Estado, o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) passa a ter um cardápio composto de 28,7% de produtos regionais.
O Bacalhau da Amazônia está sendo incluído no cardápio após testes nutricionais realizados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e depois de ter o sabor testado e aprovado pelos alunos.
O incremento no cardápio da merenda prevê ganhos na economia local. Além do bacalhau do peixe amazônico, filés de peixes regionais e suco de laranja foram incorporados na lista de compras do Preme. De acordo com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), a produção do pirarucu envolve os municípios de Fonte Boa, Tefé, Tonantins e Maraã.
O menu de produtos oferecidos aos alunos é composto de 51 itens, entre frutas, legumes, peixes, carnes e doces. Os alimentos estão sendo adquiridos de produtores credenciados em todo o Estado.  Cerca de 13,5 mil produtores, entre agricultores familiares, cooperativas, associações e agroindústrias fornecem para a merenda escolar. Em uma década, o programa injetou R$ 132 milhões no segmento, beneficiando principalmente o interior.
Segundo a ADS, ela também negocia um convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) para atender as escolas da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário