MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 6 de março de 2013

Aumento do diesel terá impacto no custo do frete, diz presidente da CNT


Petrobras reajustou preço diesel em 5% a partir desta quarta nas refinarias.
Foi o segundo aumento neste ano, que teve reflexos na ação da empresa.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília

O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade, afirmou nesta quarta-feira (6), ao chegar para reunião no Ministério da Fazenda, que o reajuste de 5% no preço do óleo diesel nas refinarias autorizado pela Petrobras, que vale a partir desta quarta, terá impacto na inflação.
Segundo ele, o país possui cerca de 60% de suas cargas transportadas por caminhões, que consomem óleo diesel. "O impacto é de 1,25% no custo do frete", afirmou Clésio Andrade.
Após o anúncio de aumento do preço do óleo diesel, as ações da empresa abriram em forte alta na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) nesta quarta-feira. Por volta das 10h30, as ações da Petrobras ON subiram 10,18% (a R$ 15,72), enquanto as PN avançavam 4,77% (a R$ 17,35).
Este foi o segundo reajuste deste ano. Em janeiro, a Petrobras reajustou o diesel em 5,4% (média Brasil). Também houve elevação no preço da gasolina, em 6,6%.
No ano passado, os combustíveis, entre eles o diesel, também sofreram reajustes. No fim de junho de 2012, a Petrobras anunciou um aumento do preço dos combustíveis cobrados nas refinarias. A gasolina teve aumento de 7,83%, e o diesel, de 3,94%, desde 25 de junho.
Na alta de 2012, no entanto, o Ministério da Fazenda isentou a comercialização destes combustíveis da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). "Dessa forma, os preços, com impostos, cobrados das distribuidoras e pagos pelos consumidores não terão aumento", informou na ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário