MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Começa vacinação contra aftosa em fronteiras com Paraguai e Bolívia


Campanha, em MS, foi adiantada em um mês nas áreas de maior risco.
Segunda fase da campanha, programada para novembro, foi mantida.

Do Globo Rural

José Luiz dos Reis já pode comprar a vacina contra a febre aftosa. O pecuarista que tem fazenda na região de Ponta Porã, no sul de Mato Grosso do Sul, aproveitou o início do período de vacinação na fronteira para adquirir as doses. O produtor quer imunizar o rebanho de 2.300 cabeças o quanto antes.
O calendário oficial de vacinação em Mato Grosso do Sul começa no mês de maio, mas por causa dos focos de febre aftosa confirmados no Paraguai nos últimos meses, o governo brasileiro decidiu antecipar a vacinação nas regiões de risco.
De acordo com a Agência Sanitária Animal e Vegetal, a Iagro, a vacinação vale para os municípios que fazem fronteira com Paraguai e Bolívia. São aproximadamente 7.300 propriedades e cerca de 800 mil cabeças de gado.
A Iagro só vai doar a vacina para assentamentos, aldeias indígenas e periferias da cidade. Ao todo, 150 mil doses serão aplicadas pelos técnicos da agência, a chamada agulha oficial. Nas demais situações, a vacina deverá ser comprada pelo produtor.
O calendário da campanha de vacinação contra a febre aftosa também teve mudanças em alguns estados do Norte e Nordeste. A alteração vale para Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco e Piauí.
Nestes estados, a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa será realizada no mês de junho, um mês depois do calendário oficial. O adiamento foi determinado para que técnicos do Ministério da Agricultura possam coletar amostras de secreção dos animais e fazer análises clínicas nas propriedades destas regiões.
O trabalho faz parte do processo de reconhecimento de mudança de status sanitário: os seis estados querem passar de risco médio para livre de aftosa com vacinação. O resultado só deve ficar pronto no fim de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário