Com
o início do ano letivo, pais e professores precisam estar atentos a
sinais que podem indicar transtornos de aprendizagem, como dislexia,
discalculia ou ainda o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
(TDAH). O Instituto You.Up, organização social sem fins lucrativos com
sede em Joinville (SC), reforça a importância da identificação precoce
para garantir um processo educacional mais inclusivo e eficaz.
A
psicopedagoga Cleide Hoffmann Bernardes, gestora técnica do Instituto
You.Up, explica que a primeira etapa é acompanhar de perto o
desenvolvimento escolar da criança ou do adolescente. "É essencial que
os pais observem se os filhos conseguem acompanhar a turma, se estão
atentos e interessados ou se parecem distantes e desmotivados. Além
disso, dificuldades na leitura, na escrita e na compreensão numérica
devem ser analisadas com cuidado", destaca Cleide.
Sinais de alerta
Segundo
a especialista, crianças muito agitadas ou desatentas podem ou não ter
TDAH. "Nem toda criança agitada é hiperativa, assim como nem toda
criança distraída tem o transtorno do tipo desatento. O que deve ser
analisado é o quanto este comportamento impacta na vida social e no
aprendizado", explica.
No
caso da dislexia, a atenção deve estar voltada para a dificuldade em
reconhecer letras, associá-las aos sons, formar palavras e compreender
textos. Crianças ou adolescentes com discalculia podem apresentar
dificuldades em contar, estimar quantidades, lembrar fatos matemáticos
básicos e realizar cálculos.
Diagnóstico e intervenção
Identificar
e tratar essas dificuldades o quanto antes é essencial para evitar
impactos negativos na autoestima e no desempenho escolar. "Infelizmente,
muitas crianças e adolescentes são rotulados como preguiçosos ou pouco
inteligentes, quando na verdade o que precisam é de uma abordagem
diferenciada. Todos podem aprender, desde que lhes ofereçam as
adequações necessárias à sua condição", reforça Cleide.
O
tratamento é multidisciplinar e pode envolver psicopedagogos,
fonoaudiólogos, neuropediatras, entre outros profissionais. Ferramentas
como a régua de leitura para disléxicos, maior tempo para realização de
atividades e provas são exemplos de estratégias que podem facilitar a
aprendizagem. "Cada caso é único e as intervenções devem ser adaptadas
conforme a necessidade do estudante", afirma a psicopedagoga.
O papel do Instituto You.Up
Desde
2022, o Instituto You.Up tem promovido a inclusão educacional de
crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos de aprendizagem.
Com mais de 18 mil atendimentos realizados, a instituição beneficiou
diretamente cerca de 740 estudantes de escolas públicas ou bolsistas
integrais de escolas privadas.
"Nosso
objetivo é garantir que cada estudante tenha a oportunidade de aprender
e se desenvolver, independentemente das dificuldades que enfrenta. Isso
requer não apenas o suporte aos alunos, mas também a formação de
professores para que possam apoiar esses estudantes em sala de aula e
ainda, a orientação aos familiares", finaliza Cleide Hoffmann Bernardes.
Para saber mais sobre o instituto: https://institutoyouup.org.br/
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