MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Volta às aulas: especialistas alertam para sinais de transtornos de aprendizagem

 

Volta às aulas: especialistas alertam para sinais de transtornos de aprendizagem

Com o início do ano letivo, pais e professores precisam estar atentos a sinais que podem indicar transtornos de aprendizagem, como dislexia, discalculia ou ainda o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O Instituto You.Up, organização social sem fins lucrativos com sede em Joinville (SC), reforça a importância da identificação precoce para garantir um processo educacional mais inclusivo e eficaz.


A psicopedagoga Cleide Hoffmann Bernardes, gestora técnica do Instituto You.Up, explica que a primeira etapa é acompanhar de perto o desenvolvimento escolar da criança ou do adolescente. "É essencial que os pais observem se os filhos conseguem acompanhar a turma, se estão atentos e interessados ou se parecem distantes e desmotivados. Além disso, dificuldades na leitura, na escrita e na compreensão numérica devem ser analisadas com cuidado", destaca Cleide.


Sinais de alerta 


Segundo a especialista, crianças muito agitadas ou desatentas podem ou não ter TDAH. "Nem toda criança agitada é hiperativa, assim como nem toda criança distraída tem o transtorno do tipo desatento. O que deve ser analisado é o quanto este comportamento impacta na vida social e no aprendizado", explica.


No caso da dislexia, a atenção deve estar voltada para a dificuldade em reconhecer letras, associá-las aos sons, formar palavras e compreender textos. Crianças ou adolescentes com discalculia podem apresentar dificuldades em contar, estimar quantidades, lembrar fatos matemáticos básicos e realizar cálculos.


Diagnóstico e intervenção


Identificar e tratar essas dificuldades o quanto antes é essencial para evitar impactos negativos na autoestima e no desempenho escolar. "Infelizmente, muitas crianças e adolescentes são rotulados como preguiçosos ou pouco inteligentes, quando na verdade o que precisam é de uma abordagem diferenciada. Todos podem aprender, desde que lhes ofereçam as adequações necessárias à sua condição", reforça Cleide.


O tratamento é multidisciplinar e pode envolver psicopedagogos, fonoaudiólogos, neuropediatras, entre outros profissionais. Ferramentas como a régua de leitura para disléxicos, maior tempo para realização de atividades e provas são exemplos de estratégias que podem facilitar a aprendizagem. "Cada caso é único e as intervenções devem ser adaptadas conforme a necessidade do estudante", afirma a psicopedagoga.


O papel do Instituto You.Up 


Desde 2022, o Instituto You.Up tem promovido a inclusão educacional de crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos de aprendizagem. Com mais de 18 mil atendimentos realizados, a instituição beneficiou diretamente cerca de 740 estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas privadas.


"Nosso objetivo é garantir que cada estudante tenha a oportunidade de aprender e se desenvolver, independentemente das dificuldades que enfrenta. Isso requer não apenas o suporte aos alunos, mas também a formação de professores para que possam apoiar esses estudantes em sala de aula e ainda, a orientação aos familiares", finaliza Cleide Hoffmann Bernardes.


Para saber mais sobre o instituto: https://institutoyouup.org.br/


Contatos da assessoria

Tel: +55 21 999723225

Email: clara@vocali.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário