Quando
uma empresa começa a crescer, seu fluxo operacional fica naturalmente
mais complexo. Surge a necessidade que tudo deve estar alinhado de modo
que as atividades sejam cumpridas independentemente de quem está na
operação naquele momento. Este é um mindset de crescimento, a “arte da
delegação”.
Fábio Câmara, fundador e CEO da multinacional brasileira FCamara, ecossistema
de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios,
ressalta, em seu novo livro Mentor Empreendedor, ensina sobre as quatro
fases da autonomia de uma empresa e qual o mindset correto em cada uma
das fases.
“As
autonomias significam aquilo que você consegue fazer com a
infraestrutura e a capacidade de endividamento que se tem no momento,
por isso, a falta de uma correta compreensão sobre o que se pode fazer
tipicamente provoca enormes dificuldades”, destaca Fábio.
O
executivo conta que, a partir de algumas vivências ao longo desses anos
de empresa, conseguiu definir alguns critérios importantes que o
auxiliaram na sua jornada. São eles:
1. Só assuma projetos que conseguirá entregar
Esse
conceito vale, especialmente, para quem está começando. “Estabeleci que
nenhuma proposta comercial da empresa deveria levar mais de duas horas
para estar pronta. Esse tempo seria mais do que suficiente para revisar o
escopo, o cronograma e os valores. Caso ultrapassasse esse período,
saberíamos que aquilo não era para nós”, conta.
2. Não pule etapas de crescimento
Antes
de dar grandes saltos em seu planejamento, avalie também sua
disponibilidade de capital intelectual e utilize apenas o que já tem
“dentro de casa”. Comece essa jornada com projetos possíveis e viáveis,
do tipo que você ofertaria para amigos próximos. Poupar energia nessa
caminhada é o que vai ajudar a sua empresa a sair da fase da autonomia
da sustentação para a de ação e, somente a partir daí, passar a se
envolver em projetos mais elaborados e que dependam de mais preparo e
estruturação.
3. Seja econômico
Esse
é um critério fundamental para qualquer ação. Não adianta desperdiçar
tanto tempo tentando elaborar um plano muito detalhado, cheio de
especificidades. Quanto mais simples e claro, melhor ele será assimilado
e vivido pelo time. “Minha própria experiência me mostrou que a
objetividade contribui para o engajamento da equipe, pois tornam mais
plausíveis e palpáveis as ações a serem realizadas”, reforça Câmara.
4. Não invista em publicidade antes de fechar os primeiros contratos
Ao
contrário do que muitas pessoas defendem, Fábio afirma que não vê
sentido em gastar dinheiro para divulgar serviços de uma empresa que
ainda não tem o pilar mais importante da sua existência (a consciência
do seu próprio core business), seus próprios clientes e resultados. Essa
é uma etapa em que tudo o que existe está no campo da imaginação; só há
senso de realidade baseado em experiências concretas.
“Na
minha visão, o caminho natural de crescimento de uma organização
deveria começar em pequenos círculos de amizade. É dentro dessa relação
que podemos ofertar serviços e testar retornos honestos e transparentes,
pois se um amigo diz que minha companhia está errando em algo, eu
consigo administrar o problema e buscar soluções sem me expor para todo o
mercado”, ensina.
Oportunidade
Para
os executivos que quiserem se aprofundar nestas e em outras temáticas
apresentadas no livro, a versão digital está com o preço promocional de
R$ 5 até 31 de dezembro de 2023.
“O
objetivo da ação é compartilhar com o máximo de empreendedores que,
assim como eu, desde muito cedo descobriram os desafios do
empreendedorismo. Espero que minhas experiências possam servir de
inspiração não só para os que estão começando, mas que possam trazer
insights valiosos aos que já atuam nessa jornada há mais tempo. Afinal,
são descobertas diárias que nos proporcionam resultados diferentes”,
finaliza o CEO.
Sobre a FCamara
A
FCamara, multinacional brasileira, é um ecossistema de tecnologia e
inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão
estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes,
para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente
especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce &
Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance &
Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos
principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro,
indústria e outros segmentos. Foi eleita 5 vezes a Melhor Empresa na
categoria de serviços de e-commerce pela ABComm, reconhecida na
categoria Transformação pelo ISG Paragon Awards, líder no quadrante Agile Application Development Projects, no estudo ISG Provider Lens™ Next Gen ADM Services. A empresa também é
líder em soluções digitais, considerada a maior empresa de serviços
para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com operações no
Brasil, Europa e Reino Unido, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua
história. Saiba mais em www.fcamara.com.
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