José Antonio Perez
Chegamos à festa do Ano Novo, hora de olhar para a frente. O Natal, infelizmente, está a cada ano mais comercial e, portanto, menos reflexivo. Poucos se ligam nas palavras do Cristo, quando precisamos desesperadamente de menos individualismo e mais amor. As bombas continuam caindo e a fome só aumenta no mundo, apesar de toda a evolução tecnológica. Mas poucos refletem sobre isso e continuam discutindo temas obsoletos como o racismo.
Tenho ascendência europeia pelos dois lados e todos por aqui me consideram branco, mas para o Departamento de Imigração norte-americano sou identificado como “brown” (marrom).
SOMOS DIFERENTES – Cada um se vê de um jeito e cada um enxerga o outro de uma maneira diferente das demais. É da vida. mas uma coisa eu garanto – mesmo após milhões e milhões de anos de misturas raciais, o ser humano pode até ficar homogêneo, porém jamais verá o outro como vê a si próprio.
Sempre haverá alguns que se acharão melhores que os outros. Mesmo que a aparência e a cor da pele sejam iguais.
Deviam disseminar aos jovens os ensinamentos de cientistas como Carl Sagan, para entenderem o que é a vida e o que estamos fazendo por aqui. “O cosmos está dentro de nós. Somos feitos de matéria estelar. Somos uma forma de o universo conhecer a si mesmo”, dizia o genial Sagan.
UMA COISA SÓ – Desde a minúscula poeira até a maior estrela existente no universo, somos todos uma coisa só. Tudo está vivo, até mesmo as pedras, pois dentro dos átomos a vida se move o tempo todo. Assim, sou pela unidade da vida.
Fazemos parte de uma coisa só, deveríamos ser unidos pela educação primorosa, mas somos eternamente divididos por religiões primárias e políticos despreparados.
Dizem que “o voto é livre”, porém os sistemas político, eleitoral e partidário são totalmente disfuncionais e subversivos. Aqui no Brasil, as distorções começam nos partidos, na escolha dos candidatos e na liberação dos dinheiros públicos que financiam as campanhas. Tudo é centralizado nas mãos de alguns poucos. Mesmo assim, precisamos nos adaptar e ir em frente. Não há alternativa.
Um Feliz Ano Novo para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário