Novembro de 2022 -
O pior pesadelo para uma empresa com atuação no e-commerce é chegar na
Black Friday e ver um grande volume de pessoas querendo comprar os seus
produtos sem conseguir porque o sistema não aguentou o tráfego.
Sobretudo em um ano de poucas vendas, isso pode ser um desastre. “É uma
situação que acontece com mais frequência do que as pessoas imaginam e
em grandes empresas, que parecem totalmente preparadas. E não tem
solução na hora”, explica Luis Augusto Teixeira, CTO na Inmetrics
Qualidade.
Para
afastar o risco são necessários planejamento e ações preventivas e de
otimização que exigem antecedência para surtir efeito. “Para quem vende,
a Black Friday tem que começar bem antes de novembro”, destaca Luís
Augusto, apontando o Site Reliability Engineering (SRE) como uma
metodologia eficiente para garantir que as aplicações do e-commerce
operem com qualidade, performance e segurança.
“É
um modelo utilizado pelo Google e permite aprimorar os sistemas e
serviços, tornando-os mais sustentáveis, confiáveis, escaláveis e
amigáveis para o usuário”, diz Teixeira. Além disso, continua, é
adaptável e pode ser utilizado em qualquer squad de uma empresa, de
acordo com a demanda, a maturidade ou a necessidade dos negócios.
O
CTO da Inmetrics Qualidade explica que a base da estratégia é reunir
servidores básicos por meio da virtualização, com arquitetura de
software distribuída, impedindo que interrupções causem tempo de
inatividade e prejuízos. O especialista alerta ainda que a queda do
sistema é o evento mais extremo que pode acontecer, mas outros menos
severos também são preocupantes. “Apenas a lentidão afasta compradores.
Muitas vendas são por impulso e se o processo demora, a pessoa desiste e
não volta. Por isso, é preciso manter o desempenho e o foco é a
infraestrutura digital e eficiência”, resume.
Para
quem não quer ter problemas este ano, portanto, já passou da hora de
checar os sistemas e corrigir eventuais vulnerabilidades. “E não se
trata apenas da Black Friday. O comércio eletrônico é uma tendência
irreversível e a prioridade para se posicionar bem nesse novo ambiente é
oferecer uma boa experiência ao cliente durante as 24 horas dos 365
dias do ano”, finaliza.
Sobre a Inmetrics - A
Inmetrics é uma empresa líder em Engenharia de Qualidade de Software no
Brasil e expoente em serviços de Desenvolvimento de Produtos Digitais,
Cloud e DevOps. Atualmente, é uma das marcas mais importantes da América
Latina em seu segmento, com forte presença no Chile, Colômbia e
República Dominicana, e cerca de 1.200 profissionais espalhados pelo
continente levando inovação para diferentes setores, como financeiro,
saúde, varejo, indústria, entre outros. Conheça mais: https://inmetrics.com.br/
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