MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

SENAI CETIQT promove webinar de inovação da indústria têxtil entre Brasil e Alemanha 

 

Contatos da assessoria

Tel: +55 21 98299 1722

Email: leticia@target.inf.br


O evento marca a assinatura do memorando de cooperação entre o SENAI CETIQT e o STFI, instituto alemão 

  

O SENAI CETIQT, em parceria com o Instituto Alemão de Inovação Biossintéticos e Fibras e Sächsische Textilforschungsinstitut e.V (STFI), promoveu, no dia no dia 21 de setembro, pelo YouTube, o webinar de Inovação Aberta entre Brasil e Alemanha - STFI e ISI B&F. O evento, transmitido para convidados da Indústria Têxtil e de Confecção, teve como objetivo apresentar e divulgar a parceria firmada entre as instituições, além de designar as competências e infraestruturas dos principais cases de inovação, e a possibilidade de restituir a parceria em futuros desenvolvimentos. Está entre as expectativas do webinar a conexão com empresas influentes do ramo industrial, a fim de promover o interesse em mapear o desenvolvimento de projetos de pesquisa e ampliar a importante cooperação internacional no desenvolvimento de novas tecnologias e competências; além da ampliação das redes de inovação, tal como o impacto nacional e internacional de pesquisas desenvolvidas pelo próprio SENAI CETIQT. 

  

Para o Diretor Executivo do CETIQT, Sérgio Motta, “esse evento marca a assinatura do memorando de entendimento de cooperação entre o SENAI CETIQT e o Instituto da Alemanha. O objetivo é a possibilidade de cooperação entre as partes, para realização conjunta de projetos de pesquisa, intercâmbio de professores e pesquisadores e ações relacionadas à educação. O SENAI CETIQT já possui uma competência instalada na área de tecnologia e fibras, voltada ao apoio da indústria brasileira para o desenvolvimento de novos produtos para a indústria têxtil, participamos de uma rede de 27 institutos de tecnologia no Brasil. E essa parceria com o STFI permitirá o desenvolvimento de novos produtos, de têxteis técnicos, de têxteis inteligentes, de funcionalização de tecidos e de incorporação de eletrônicos, atendendo às demandas de inovação na área”, revela. 

  

O SENAI CETIQT destaca-se não só no ramo de pesquisa básica, como também na atuação dentro das universidades, focando na interface entre a demanda da indústria e na base de conhecimento produzida contribuindo com a indústria, principalmente na viabilização de uma economia mais sustentável e de baixo carbono. 

  

Nós nos organizamos em quatro plataformas de pesquisa e uma área de suporte a que chamamos de Inteligência Competitiva e Propriedade Intelectual. Essas áreas atuam em sinergia pois trabalhamos muito com a indústria na construção de 'Road Maps', que vão direcionar as pesquisas que a empresa vai realizar, tendo uma visão abrangente do cenário em que ela está inserida. O setor acaba nos posicionando, de maneira muito forte, em relação ao estado da arte das tecnologias de desenvolvimento que estamos lidando, de forma que o escopo de projeto se desenvolve de uma maneira muito orgânica de construir e viabilizar várias etapas, que dão mais tranquilidade para a empresa lidar com pesquisas que envolvem risco”, explica João Bruno Bastos, Gerente do ISI. 

  

 

O diferencial mercantil do SENAI CETIQT na Plataforma de Fibras e Novas Tecnologias 

  

Referência em Educação, Tecnologia e Inovação para a Indústria e para o Mercado, o SENAI CETIQT atua há cerca de sete anos com o Instituto de Inovação em Biossintéticos e Fibras e desenvolve inovações no ramo têxtil, químico, entre outros segmentos, tendo em média 189 projetos com aproximadamente 90 clientes. A instituição também opera nos ramos de óleo e gás, cosméticos, lubrificantes, celulose e entre outros setores da área química. 

  

Incorporando os serviços e tecnologias de ponta, a instituição conta com a plataforma de inovação e fibras do ISI. Entre as funções exercidas estão: competências de multiplicação personalizadas; novas fibras celulósicas; fibras de alta performance, smart textiles e nano compósitos poliméricos – todas as funções instaladas na plataforma são vistas como uma série de oportunidades em função da contribuição para a Bioecononomia, além de fortalecer a estrutura e o diferencial que a instituição oferece. 

  

Em função disso, a plataforma de fibras é apresentada como uma cadeia têxtil em miniatura, ou seja, existe a parte de fiação, onde é feito o processo de estruturação utilizado na indústria têxtil; tecelagem (onde se encontram uma série de teares de 40 cm); acabamento (local de realização de funcionalizações, tingimentos, corantes naturais, desenvolvimento de processos de utilização de fórmulas) e toda a infraestrutura de caracterização dos equipamentos dispostos aqui – como o LOI que tem a finalidade de verificar o índice de flamabilidade da fibra. 

  

“O diferencial disso tudo é que, apesar de ser uma estrutura voltada para têxtil, nós trabalhamos também nos segmentos transversais, como a parte de defesa, geotêxtis, têxteis médicos, inteligentes e toda parte voltada para materiais nano funcionalizados. Nesse sistema da plataforma de fibras nós visualizamos como um sistema alternativo, onde conseguimos produzir filamentos, aditivar esses filamentos para reforço e melhora na performance de tingimento em massa, além de valorizar os resíduos celulósicos presentes na biodiversidade do Brasil”, conta Adriano Passos, Coordenador da Plataforma de Inovação em Fibras. 

  

Em suas próprias palavras, a Diretora Executiva alemã Heike Illing-Günther, afirma que “está pronta para contribuir com a parceria do instituto com o STFI”. Com essa fusão, é esperado que seja feita uma otimização da quantidade de químicos e tempo de processo fortalecendo a linha da sustentabilidade na redução da quantidade de insumos que vão para a estação de tratamento de influentes e na liberação de CO2 para a atmosfera, além de evidenciar o impacto nacional e internacional das pesquisas desenvolvidas pela instituição. 

  

 

O SENAI CETIQT    

  

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e pelo Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, que é o responsável pela gestão dos projetos integrados com SEBRAE e com o Grupo SOMA. Inaugurado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário