MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Final do Desafio Tack acontece ao vivo nesta quinta-feira no Youtube

 


Projeto incentiva 300 estudantes de escolas públicas de todo o país a criarem soluções inovadoras 

Equipe Join!, vencedora do Desafio TACK 4, que participou da Brazil Conference 2022, em abril

A final da 5ª edição do Desafio TACK acontece nesta quinta-feira, 10 de novembro, a partir das 18h30, no YouTube, com acesso disponível ao público em geral no link http://youtube.com/c/TackFestival. O projeto promove aprendizagem e estímulo à criatividade e ao empreendedorismo jovem e, este ano, conta com a participação de 300 alunos do ensino médio de escolas públicas de todas as regiões do Brasil. Idealizado pela ID Cultural, em parceria com a Associação Junior Achievement Rio de Janeiro, o Desafio Tack visa também gerar ideias e soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor. 

Para isso, os estudantes são instigados a desenhar o modelo de negócio de uma startup que solucione problemas reais. O grupo que desempenhar a melhor resolução e apresentação receberá uma viagem internacional como prêmio, para os Estados Unidos, contemplando cada integrante da equipe e o representante da unidade escolar. Assim como na última edição, em 2021, as etapas do Desafio Tack foram 100% online.

A metodologia usada é do programa Innovation Camp, da JA Rio de Janeiro, que prevê mentorias para os participantes e aplicação de técnicas práticas para desenhar um modelo de negócios, durante todo o desafio. Os alunos começaram a desenvolver os projetos a partir do dia 16 de agosto e, no dia 10 de novembro, farão as apresentações finais para uma banca de avaliadores, também no formato online. Além do desafio para os inscritos, com o intuito de celebrar a diversidade cultural, terão alguns painéis durante o evento que podem ser assistidos pelo público em geral.

“O maior impacto do Desafio Tack é a conexão com profissionais do mundo do trabalho, do ecossistema de inovação e o conhecimento adquirido durante a maratona de criação oferecida pelo programa, culminando com a incrível premiação oferecida à equipe vencedora”, destaca Michel Mesquita, coordenador de Projetos da JA Rio de Janeiro. 

Maratona de inovação

A maratona de inovação começa antes do festival e tem duração de oito horas, com três dias de duração. O objetivo do Innovation Camp é que estudantes, organizados em equipes, possam encontrar soluções inovadoras para um desafio proposto, utilizando ferramentas de Design Thinking. Durante o processo, os estudantes contam com a ajuda de mentores e voluntários com experiências na metodologia que os auxiliam durante o desenvolvimento das ideias.

Para o gerente de Produção da ID Cultural, Rafael Villas-Bôas, a principal contribuição aos estudantes é o estímulo à criatividade: “A ID Cultural enxerga Cultura como agente de transformação e iniciativas como o Tack vão no cerne desta questão. A oportunidade de participar de projetos como este estimula a capacidade criativa e o espírito empreendedor destes jovens. É lindo ver a forma como transformam a dor e as dificuldades em soluções inovadoras para as questões apresentadas”, diz.

O gestor destaca também a potência da parceria com a JA Rio de Janeiro: “A Junior Achievement é o alicerce Educacional deste projeto. A parceria, que vem desde a primeira edição do Tack, se consolida a cada ano, aumentando o alcance e impacto do projeto na vida dos jovens. Somos muito felizes em ter a JA ao nosso lado nessa missão”, exalta Villas-Bôas.

No dia 12 de novembro, logo após a final do Desafio Tack, será realizado o Tack Festival, um projeto de inovação, tecnologia e criatividade que tem o intuito de gerar transformação a partir de ideias e da capacidade de realizar. O evento, que acontecerá de forma presencial no Rio de Janeiro, foi idealizado para desenhar novos rumos para questões que impactam e ajudam a moldar uma nova cultura, uma nova forma de pensar e agir. Além de ser um lugar onde pessoas e ideias se encontram, onde a informação se conecta à diversão, e onde a vontade de aprender, fazer e empreender ganha uma nova dimensão. 

Para saber mais sobre a iniciativa, acesse: https://tackfestival.com 

Sobre a Junior Achievement

A JA Worldwide é uma das maiores ONGs voltadas para jovens do mundo. A instituição, indicada ao Prêmio Nobel da Paz 2022, prepara jovens para uma economia global, com foco em empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho. Há mais de 100 anos, oferece soluções práticas, aprendizagem experiencial para o mercado de trabalho, alfabetização financeira e empreendedorismo. A cada ano, quase 600 mil voluntários e professores atendem mais de 10 milhões de estudantes em mais de 100 países. Recentemente, a instituição foi contemplada, pelo quarto ano seguido, como uma das 10 ONGs mais importantes do mundo no ranking global thedotgood 200 para 2022, que concentra, exclusivamente, organizações que geram lucro social e conecta aqueles que colocam o impacto positivo e o lucro social em primeiro lugar.

No Rio de Janeiro desde 1999, a JA atua com a missão de despertar o espírito empreendedor dos jovens por meio de programas educacionais que difundem a prática da livre iniciativa, com ética e responsabilidade social. O apoio financeiro da iniciativa privada viabiliza a implementação dos projetos, que são realizados em parceria com as secretarias de Educação do Estado e de municípios. Além disso, conta com a participação de educadores, voluntários e gestores, que unem forças para impulsionar o futuro da educação, preparando adolescentes e jovens para a vida em todas as suas dimensões.

Saiba mais: https://jarj.org.br

Sobre a ID Cultural

Uma das mais reconhecidas e competentes empresas de marketing cultural do Brasil. A ID Cultural tem o foco no exemplo, o que é chamado de “Cultura Exemplar”. Tem como missão tornar cada projeto que realiza em exemplo a ser seguido, e presta consultoria para empresas e pessoas físicas na área de leis de incentivo de todas as esferas: municipal, estadual e federal.

A Instituição é uma das principais empresas de captação de recursos do país. Ajuda pessoas e empresas a realizarem seus projetos culturais e esportivos, com a busca de verba no mercado, seja através de leis de incentivo ou verba direta de patrocinadores e apoiadores. Ao todo, já captou recursos para mais de 150 projetos nos últimos cinco anos. Diversos filmes, documentários, séries de televisão, livros, peças de teatro, ações culturais, entre outras, foram beneficiados pela ID nesse período.

Saiba mais: https://www.idcultural.com.br 

RPM Comunicação

Camilla França

camilla@rpmcom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário