São Paulo, 10 de novembro de 2022
- Desde 2016, a Essity é parceira da Fundação das Nações Unidas (UNF)
com o objetivo de contribuir para o alcance dos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS), priorizando o de número cinco – que
corresponde à igualdade de gênero.
Como
uma empresa líder em higiene e saúde que quebra barreiras em prol do
bem-estar, a Essity decidiu se juntar à campanha anual #EqualEverywhere, da Fundação das Nações Unidas, para avançar ainda mais em direção à igualdade de gênero.
“Como
desenvolvemos e fornecemos produtos para todas as fases da vida,
visamos sempre quebrar os estigmas em torno de tópicos sensíveis, muitas
vezes relacionados ao gênero. Dessa forma, a Essity está totalmente
comprometida em fazer o que puder para contribuir com igualdade de
gênero. Ao estender nossa parceria com a Fundação das Nações Unidas,
continuaremos a buscar discussões globais em colaboração com o setor
público e outras empresas para acelerar o progresso em direção a esse
objetivo vital”, diz Joséphine Edwall Björklund, vice-presidente sênior
de comunicações da Essity.
Há
muitos anos, a Essity vem abordando as lacunas na saúde e higiene
menstrual, ao mesmo tempo em que promove o empoderamento de mulheres e
meninas. De forma a reforçar esse compromisso, a empresa, juntamente com
sua marca de cuidados femininos, Libresse, trabalha para erradicar
tabus e preconceitos em torno das experiências íntimas, com a finalidade
de criar um mundo mais compreensivo e equitativo. Em linha com esse
objetivo, ambas marcas compõem, junto com outras empresas ligadas ao
bem-estar sexual e saúde feminina, o projeto Vulvas Urbanas, idealizado
pela CEO da Sophie Sensual Feelings, pioneira no mercado de sexual
wellness, Chris Marcello.
O
projeto consiste em uma linha de produtos collab para o autocuidado e
prazer feminino, com diversas marcas concorrentes, que se uniram para
promover a reflexão e o diálogo sobre saúde íntima feminina. Tendo a
“vulva” como tema central e identidade visual desta coleção, a Libresse
terá suas embalagens das calcinhas absorventes laváveis estampadas com a
arte de Carolina Itzá, artista que aborda questões de memória social,
corporalidades e gênero
Projetos
como esse tiveram início após pesquisas demonstrarem que a menstruação é
o tema mais estigmatizado, seguido pela incontinência e menopausa, em
países como México, Colômbia e Brasil.
Além
disso, as marcas de higiene íntima da Essity, Libresse e TENA, estão
fortemente envolvidas na quebra de tabus com campanhas como “Blood Normal”,
que foi o primeiro anúncio de TV de produtos na época a substituir o
líquido azul por um vermelho, mais representativo, “Viva La Vulva” que
ajudou a normalizar a conversa sobre o corpo feminino, e “The Last
Lonely Menopause” que incentiva conversas sobre a menopausa.
“A
campanha #EqualEverywhere, da Fundação das Nações Unidas, visa
alcançar, inspirar e mobilizar diversos defensores para assumir a causa
da igualdade para todos, em todos os lugares”, comenta Michelle Milford
Morse, vice-presidente da Fundação das Nações Unidas para Estratégias
para Meninas e Mulheres. “Estamos entusiasmados em fazer parceria com
a Essity e nos beneficiar do compromisso duradouro da empresa com a
igualdade de gênero”.
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