Órgão ainda recomenda a obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacina em espaços de grande concentração de pessoas
Redação
O Conselho Estadual de Saúde (CES) enviou, nesta sexta-feira (18), uma recomendação à Anvisa e ao Ministério da Saúde, solicitando a aprovação para compra de novas vacinas para a população.
A solicitação leva em consideração o aumento dos casos da doença nas últimas semanas e a descoberta de novas sublinhagens da Ômicron (BQ.1 e BA.5.3.1). A segunda geração da vacina tem maior eficácia, porque foi desenvolvida para atacar não apenas a cepa original do coronavírus, mas também a variante Ômicron, dominante no Brasil.
O Conselho também recomendou ao Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, à Sesab e às autoridades as seguintes medidas:
- Retorno da obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacina da covid-19 em espaços de grande concentração de pessoas
- Ações estratégicas para aceleração da vacinação contra Covid-19;
- Disponibilização, em caráter emergencial, de vacinas bivalentes de 2ª geração para suprir a população
- Ampliação do estímulo à testagem da população para identificação de casos e adoção de medidas de contenção da disseminação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário